sábado, 30 de junho de 2007

Zebras e poucos gols

A frase acima marca o que foi o primeiro dia do Mundial Sub-20. Apenas três tentos em quatro partidas e os dois principais favoritos emperrando em seleções medianas européias. Tá bom ou quer mais? Esperemos que isso mude na seqüência da competição.

Brasil 0x1 Polônia (Grupo D)

Os poloneses desceram a lenha, é verdade - tanto que até tiveram um jogador expulso. Mas isso não justifica o fraco futebol apresentado pela seleção na estréia.

O Brasil encontrou um adversário, que, como esperado, entrou em campo mais propenso a segurar o 0x0 do que realmente querer os três pontos. E viu uma necessidade ainda maior de correr para a vitória quando Grzegorz Krychowiak fez um belo gol de falta, aos 23 do primeiro tempo.

Daí pra frente o que se viu foi uma grande afobação do time de Nelson Rodrigues que, apesar de reter a posse de bola, pouco conseguiu criar. O meio-campo com Leandro Lima e Renato Augusto pouco produziu; Jô esteve instável; e Alexandre Pato foi pra cima, mas estava impreciso. Bola pra frente, Brasil. Que as coisas melhorem para o segundo jogo.

Brasil 0x1 Polônia

Brasil
Cássio; Eduardo Ratinho, Luizão, David Marinho e Carlão (Marcelo); Roberto (Luiz Adriano), Ji-Paraná (Carlos Eduardo), Renato Augusto, Leandro Lima; Jô e Alexandre Pato
Técnico: Nelson Rodrigues

Polônia
Bialkowski; Starosta, Stugarek, Fojut e Krychowiak (Feter); Marciniak, Danch e Cywka (Sacha); Krol, Malecki e Janczyk (Janoszka)
Técnico: Michail Globisz

Argentina 0x0 República Tcheca (Grupo E)

O baladado time argentino, a exemplo do brasileiro, também ficou devendo. Só deu mais sorte que o escrete canarinho, já que a República Tcheca pouco produziu. Ainda assim, os conterrâneos de Franz Kafka quase assinalaram um gol no finalzinho, numa saída um tanto quanto alucinada de Sérgio Romero. Pelo que foi a partida, o 0x0 foi útil para os dois lados. Fica até uma sensação de que a República Tcheca poderia ter feito mais caso quisesse.

Em relação à Argentina, um conselho: velocidade é uma boa saída. O time hoje foi lento e, com isso, o talento dos seus jogadores pouco se fez notar.

Outros resultados da rodada:

Coréia do Sul 1x1 EUA (Grupo D)
Coréia do Norte 0x0 Panamá (Grupo E)

Jogos de amanhã:
Canadá x Chile
Jordânia x Zâmbia
Espanha x Uruguai
Japão x Escócia
Nigéria x Costa Rica

Foto: Fifa

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Alterações na sub-17

A CBF anunciou hoje duas mudanças no time sub-17 que disputará os Jogos Pan-Americanos. Saem Carlos (Vasco) e Bernardo (Cruzeiro), que serão substituídos por Choco (Atlético-PR) e Giuliano (Paraná).

O motivo do corte, nos dois casos, foi a contusão dos jogadores.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Perfis Sub-20: Grupos E e F

A série será encerrada agora com a análise dos dois grupos faltantes: o E, com Argentina, República Tcheca, Coréia do Norte e Panamá, e o F, que tem Costa Rica, Japão, Nigéria e Escócia.

Argentina: para manter a hegemonia

Forte. É assim que a seleção alvi-celeste chega ao Mundial. Não apenas por sua camisa, extremamente "de peso" também quando se trata dos Mundiais da base - a Argentina é a atual campeã e tem outros quatro títulos na categoria, sendo a maior campeã do torneio - mas também pela qualidade dos atletas chamados por Hugo Tocalli para a seleção.

O principal destaque é Kun Aguero, que teve um início de carreira fulminante no Independiente e que hoje joga no Atlético de Madrid. Mauro Zárate, destaque no Velez Sarsfield, é outro dos principais nomes. A seleção contará também com uma trinca campeã da Libertadores com o Boca Juniors - Ever Banega, Matias Cahais e Javier Garcia.

Classificação para o Mundial: vice-campeão Sul-Americano
Palpite do Futebase: chega na final

República Tcheca: aposta na defesa

A seleção tcheca que chega para o Mundial tem no setor defensivo seu ponto forte. O zagueiro Marek Suchy e o goleiro Petr Radek seguram bem as pontas da equipe.

Na frente, o principal destaque é Marek Strestik, o principal jogador do time na campanha do Europeu Sub-19, que levou a seleção tcheca ao Mundial do Canadá.

Martin Fenin, atleta do Teplice, e que marcou o gol que sacramentou a classificação tcheca, também estará presente. O técnico é Miroslav Soukup, há tempos dirigindo times de base do país.

Classificação para o Mundial: semifinalista no Europeu
Palpite do Futebase: chega nas quartas-de-final

Coréia do Norte: não esqueçam o "do Norte", por favor

A presença constante da Coréia do Sul nas Copas do Mundo fez com quem costumeiramente denominássemos o país somente de "Coréia", esquecendo que havia um vizinho em cima. Pois bem, no Mundial no Canadá isso não será possível. A Coréia do Norte estará presente e, acreditem, em um momento melhor que os "capitalistas" do sul.

O time sub-20 do país é o atual campeão continental. Essa mesma geração que chega ao Canadá foi, em 2004, vice-campeã asiática e ficou entre os oito melhores no Mundial Sub-17 de 2005. Merece respeito, portanto.

O capitão Kum-Il Kim é o principal jogador do time e deve ser o responsável pelos gols no Canadá.

Classificação para o Mundial: campeão asiático
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Panamá: na sombra de Dely Valdez

O futebol do Panamá está em franca ascensão. Mas, quando se começa do zero, é demorado até que essa subida represente algo concreto.

A seleção dos canaleros chega ao seu terceiro mundial consecutivo. O técnico da equipe é Dely Valdez - ele mesmo, o principal jogador panamenho da história, que fez carreira em clubes como PSG e Cagliari.

Valdez convocou um time 100% local e sem grandes estrelas. A meta é ter uma base formada para, porque não, sonhar com uma vaga na Copa de 2010.

Classificação para o Mundial: segundo lugar no Grupo A da Concacaf
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Costa Rica: almejando vôos mais altos

A geração costarriquenha que irá para o Canadá jogou o Mundial Sub-17 no Peru há dois anos e não fez feio. Conseguiu o primeiro lugar no Grupo A e só caiu nas quartas-de-final, quando perdeu na prorrogação para os mexicanos, que se sagrariam futuros campeões mundiais.

César Borges e Jean Solorzano, destaques daquela campanha, jogarão no Canadá. E o time também confia no sólido goleiro Alfonso Quesada, que atua no Cádiz, da Espanha.

Classificação para o Mundial: segundo lugar no Grupo B da Concacaf
Palpite do Futebase: cai nas oitavas-de-final

Japão: cuidado com o loirão!

Os vice-campeões asiáticos apostam em jogadores de destaque na J-League para fazer bonito no Mundial. Yohei Fukumoto, Atsuto Uchida e Atomu Tanaka, entre outros, estão nos elencos profissionais dos seus times e há quem os defenda até na seleção principal do Japão.

No Canadá o Japão fará algo que contraria sua tradição, ao menos nos profissionais: o técnico não será um estrangeiro. Yasushi Yoshida, que comandará o time, foi jogador e defendeu as cores do Urawa Red Diamonds.

E outra curiosidade: o Japão tem no seu ataque Mike Havenaar, rapaz loiro de quase dois metros de altura. Um naturalizado? Que nada. Havenaar é nascido em Hiroshima, mas de pai holandês - que também jogou futebol na terra do sol nascente.

Classificação para o Mundial: vice-campeão asiático
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Nigéria: em busca da honra perdida

A Nigéria é a atual vice-campeã mundial sub-20, mas essa geração atual não desperta muitos suspiros na torcida local. Não jogou o Mundial Sub-17 de 2005 e, no Africano Sub-20 desse ano, não chegou a fazer uma campanha de encher os olhos.

O time que vai ao Canadá tem seus talentos. Dois deles estão no futebol belga: Oladapo Olufemi, zagueiro do Anderlecht, e Moses Adams, meio-campista do Westerlo. Da Escandinávia chegam Ezekiel Bala, do Lyn (NOR) e Akeem Agbetu, do Kolding (DIN).

Classificação para o Mundial: vice-campeão africano
Palpite do Futebase: cai nas oitavas de final

Escócia: o melhor ataque é a defesa

O vice-campeonato europeu que levou a Escócia ao Mundial Sub-20 foi uma baita zebra. E a expectativa dos escoceses é que essa zebra continue no Canadá.

O time é mediano e reflete o futebol do país como um todo, em baixa há bastante tempo. O técnico Archie Gemmil - que estava em campo quando a Escócia venceu a Holanda na Copa de 1978 - promete escalar a equipe de forma defensiva e o capitão escocês, o zagueiro Scott Gubert, é a principal estrela.

Quase todo o grupo joga em times locais. A única exceção é o lateral Andrew Cave-Brown, do inglês Norwich.

Classificação para o Mundial: vice-campeão Europeu
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Todos os distintivos desses perfis foram extraídos do site distintivos.com.br.

Perfis Sub-20: seis seleções

Seis de uma vez agora. Gâmbia e Nova Zelândia, no Grupo C, e todo o grupo D: Brasil, Coréia do Sul, Polônia e EUA.

Gâmbia: por que não aprontar de novo?

Você pode não conhecer nada sobre o futebol de Gâmbia. Mas parte do elenco brasileiro que disputará o Mundial conhece e tem más lembranças. No Mundial Sub-17 de dois anos atrás, Brasil e Gâmbia se enfrentaram na primeira rodada e o resultado foi surpreendente: 3x1 para os africanos.

Dois dos autores dos gols daquele dia estarão em campo no Canadá - Abdoullie Mansally e Ousman Jallow. Jallow, inclusive, foi o artilheiro do time no Africano Sub-20 desse ano, quando Gâmbia chegou às semifinais. Indiscutivelmente, trata-se da melhor geração da história do país - não é grande coisa, convenhamos, mas dá uma esperança aos torcedores.

Classificação para o Mundial: semifinalista do Africano
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Nova Zelândia: chegar foi uma obrigação

Desde que a Austrália separou-se da OFC (confederação de futebol da Oceania), ser o melhor do continente tornou-se praticamente uma obrigação para a Nova Zelândia. O time conseguiu isso no Sub-20 continental, é verdade, mas passou longe de encantar.

Os holofotes do mediano time neo-zelandês voltam-se para o atacante Chris James, que atua no Fulham (Inglaterra). James é também jogador da seleção principal do seu país e foi eleito o melhor atleta neo-zelandês do futebol no ano passado.

Classificação para o Mundial: campeão continental
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Brasil: é campeão?

É chavão dizer que o Brasil é favorito em qualquer competição. Mas no caso do Mundial do Canadá, a idéia deixa de ser frase feita e se torna uma verdade. O time do Brasil é bom e tem todas as condições de ganhar o título.

Experiência o pessoal tem. Luiz Adriano e Alexandre Pato foram campeões mundiais de clubes com o Internacional no ano passado. Cássio e Jô já foram convocados para a seleção principal por Dunga. E Renato Augusto, Felipe e Eduardo Ratinho já levantaram taças como profissionais.

Mas nem tudo são flores. A saída de Lucas assusta um pouco e dá um nó na cabeça de Nelson Rodrigues.

Classificação para o Mundial: campeão sul-americano
Palpite do Futebase: campeão! (arrisquei)

Coréia do Sul: sem empolgar muito

O futebol sul-coreano é o mais forte da Ásia, isso é ponto pacífico. Nas categorias de base isso se demonstra com a supremacia de títulos do sub-20: são 11, contra cinco do conocorrente mais próximo.

Mas toda essa supremacia não tem se confirmado nos últimos tempos. O time chegou ao Mundial, é verdade, mas não empolgou no Campeonato Asiático e seus jogadores não chamam a atenção de grandes potências. Su-Huk Jo, goleiro, e os atacantes Young-Sung Shim e Young-Rok Shin são os principais destaques.

Classificação para o Mundial: semifinalista do Asiático
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Polônia: viva o "novo Boniek"

Se no Brasil qualquer craque é o "novo Pelé", na Polônia a tendência mítica se adapta ao ilustre craque da seleção local na década de 1980, Boniek. A bola da vez é o atacante Dawid Janczyk. Ele joga no Legia Varsóvia e montou com Kamil Król uma interessante dupla de ataque no Europeu Sub-19 do ano passado, que a Polônia sediou.

Será a quarta participação dos poloneses no Mundial Sub-20. Em 1979 e 1983, o time chegou às semifinais; e entre isso, em 1981, a seleção fez feio e nem passou para a segunda fase.

Um dos pontos fortes pode estar no técnico. Michal Globisz é experiente e tem histórico em mundiais das categorias de base - dirigiu o time sub-17 da Polônia em 1999.

Classificação para o Mundial: sexto colocado no Europeu
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

EUA: Adu e mais dez!

Enganação? Marketing? O Pelé americano? Sei lá. A participação do EUA no Mundial Sub-20 pode ajudar a responder essas questões. Freddy Adu que, indiscituvelmente é o maior fenômeno do futebol do país (independentemente de sua qualidade técnica) estará em campo e concentrará mais uma vez as atenções.

Quem poderá dividir com ele as atenções é um atleta que foi convocado tardiamente para o grupo: Preston Zimmerman, do Hamburgo (Alemanha), que substituiu o contundido Johann Smith. Michael Bradley, meio-campista do Heerenven, da Holanda, também merece um olho mais atento.

Jogando praticamente "em casa", os norte-americanos têm tudo pra fazer uma boa campanha.

Classificação para o Mundial: vencedor do Grupo A da Concacaf
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Lucas deixa a seleção; Marcone é cortado

O volante Lucas, que está deixando o Grêmio para ir para o Liverpool, acabou de ser cortado da seleção brasileira que jogará o Mundial Sub-20.

Para o seu lugar foi chamado Marcones, do Bahia (foto).

É um desfalque bem significativo, sem dúvidas. Lucas é um baita jogador - foi o melhor do Brasileirão do ano passado, segundo a Placar - e suas qualidades são pra lá de conhecidas. Por outro lado, sem um bom físico ninguém rende. E por conta disso Lucas praticamente não jogou em 2007.

Marcone esteve na pré-lista de Nelson Rodrigues para o Mundial e, por conta disso, foi uma escolha até que natural para a vaga de Lucas. Deve compor bem o elenco.

Foto: esporteclubebahia.com.br

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Perfis Sub-20: Zâmbia, Jordânia, México, Portugal

Mais quatro perfis das seleções do Mundial Sub-20. Fechando o Grupo B, com Zâmbia e Jordânia, e abrindo o C, com México e Portugal.

Zâmbia: a meta é o futuro

O futebol de Zâmbia estará eternamente relacionado a dois episódios cronologicamente próximos: a boa campanha na Olimpíada de 1988 - com um 4x0 histórico sobre a Itália - e o acidente aéreo que matou quase todo o time durante as eliminatórias para a Copa de 1994. Por conta disso, é hora de gerar novos feitos históricos para o futebol do país, e o Mundial Sub-20 parece uma boa pedida.

Se bem que o time não empolga muito. A seleção da Zâmbia não tem atletas que já figuram em grandes clubes europeus - o que é costumeiro com times africanos - e seu futebol não é dos mais vistosos. As estrelas são o atacante Clifford Mulenga e Fwayo Tembo, que foram os artilheiros do Africano Sub-20.

Classificação para o Mundial: semifinalista do Africano
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Jordânia: o que vier é lucro

A presença da seleção jordaniana é uma das maiores zebras do Mundial. O país não tem tradição futebolística e jamais tinha participado de qualquer fase final de torneios da Fifa. Mesmo na Ásia o time não figura entre as principais potências. Mas, para chegar ao Mundial, despachou os favoritos chineses e agora espera aprontar ainda mais.

O treinador é Jan Poulsen, que esteve na comissão técnica da Dinamarca na Copa de 1998 e tem experiência no futebol asiático (dirigiu a seleção de Cingapura). Seu time não é de fazer muitos gols - no Asiático Sub-20, foram apenas seis em seis partidas. O melhor jogador do time no torneio continental foi seu goleiro Hamad Al Asmar, que usará a camisa 1 jordaniana no Mundial.

Classificação para o Mundial
: quarto colocado no Asiático
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

México: jogar como nunca, ganhar de novo?

Do México sempre se espera times competitivos e bons atletas, mas nunca um time campeão. Mas a seleção sub-17 do país desmentiu isso em 2005, quando foi campeã mundial no Peru, derrotando o Brasil. Agora, essa geração chega ao Canadá querendo levar mais uma taça para casa.

E é possível. O técnico do time será o mesmo do título de dois anos atrás, Jesus Ramirez. Carlos Vela - atualmente no Arsenal - e Giovanni dos Santos, que negocia sua transferência do Barcelona para o futebol grego, também estarão presentes de novo. Outros nomes como Efrain Juarez e Patricio Araujo também merecem respeito. Só é preciso saber se o México conseguirá lidar com a pecha de favorito que, justamente, o time recebeu.

Classificação para o Mundial: vencedor do grupo B da Concacaf
Palpite do Futebase: chega às semifinais

Portugal: em busca do tri

Camisa para o campeonato Portugal tem. A seleção lusa foi bicampeã mundial da categoria em 1989 e 1991, quando revelou para o mundo Vítor Baía, Luís Figo, Rui Costa e outros. Agora os tempos são outros. À época, Portugal era um país bem fragilizado no mundo do futebol e que ainda vivia às sombras da boa campanha na Inglaterra em 1966. Hoje, com duas participações seguidas em Copas do Mundo, o futebol português quer e tem condições de fazer mais.

Para isso, duas apostas são jogadores que fizeram boa campanha em times médios da "terrinha" e foram cotados para gigantes europeus. São o atacante Fábio Coentrão, que trocará o Rio Ave pelo Benfica, e Antunes, zagueiro do Penafiel, cotado para ir para a Juventus.

Classificação para o Mundial: quinto colocado no Europeu
Palpite do Futebase: cai nas quartas-de-final

terça-feira, 26 de junho de 2007

Cruzeiro e Vila Nova campeões

No domingo, o Cruzeiro levantou mais duas taças em Minas. O clube celeste sagrou-se campeão das categorias infantil e juvenil da Copa Integração - e o melhor, derrotando o Atlético nas duas decisões.

Ambas as vitórias foram por 1x0. Quem marcou o gol da vitória no infantil foi Alan, enquanto o tento dos juvenis foi assinalado por Eliandro.

Os times cruzeirenses que levantaram as taças:

Infantil
Pedro; Fabrício, Deivisson, Marcos e Domingos; Hyago, Gabriel, Dudu e Alan; Cerezo e Walmir. Técnico: Paulo César.

Juvenil
Douglas; Túlio, Alisson, Vinícius e Rafael Rueda; Renan, Zé Eduardo, Anderson e Eliandro; Walace e Thiaguinho. Técnico: Paulo Ricardo.

Vila segura o Goiás
O Vila Nova jogava pelo empate na terceira e decisiva partida da Taça Mané Garrincha (sub-18) e foi isso que conseguiu: 1x1.

A partida teve o predomínio do Goiás, mas o Vila atuou de forma inteligente e segurou bem o resultado. Juninho anotou para a equipe colorada e Jéfferson Pereira fez o gol esmeraldino.

O Vila campeão:
Douglas; Renato (Iury), Hian, Weuler e Thiago (Anilton); Gomes, Paulista, Neto e Juninho (Dyego); Washington (Picciareli) e Geovane. Técnico: Josimar.

Notícias indicadas por Ricardo Martinelli

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Perfis Sub-20: Chile, Congo, Espanha e Uruguai

O Futebase dá continuidade aos perfis das seleções do Campeonato Mundial Sub-20, que começa no sábado. Fechamos o Grupo A, com Congo e Chile, e abrimos o B, com Espanha e Uruguai.

Chile: para confirmar a boa safra

Se o Colo-Colo deu uma boa ressurgida nos dois últimos anos - semifinalista da Sul-Americana e responsável pela precoce eliminação do River Plate na Libertadores - parte disso se deve à boa garotada que o clube vem utilizando. Três desses atletas - Juan Pablo Arenas, Arturo Vidal e Alexis Sanchez - estarão no Campeonato Mundial Sub-20.

Sanchez, na verdade, não é uma revelação do campeão da Libertadores de 1991. Foi revelado pelo Cobreloa e é atleta da Udinese (ITA). E é a maior esperança de gols do time chileno no Canadá.

A lista de Jose Sulantay é 100% "chilena", sem atletas que atuam em outros países. A Universidad Católica é o time que mais cedeu atletas à seleção, com quatro nomes.

Classificação para o Mundial: sexto lugar no Sul-Americano
Palpite do Futebase: cai nas oitavas de final

Congo: vejamos até onde vai a retranca

Os jogadores da seleção sub-20 do Congo são heróis porque conquistaram o título africano da categoria e elevaram o nome do futebol do país, que nunca foi grande coisa em termos esportivos (não confundir com a República Democrática do Congo, ex-Zaire, que disputou a Copa de 1974).

Mas futebolisticamente falando o time não é dos mais confiáveis. No Africano, aproveitaram o fato de ser donos de casa para executar um futebol pragmático - cinco gols em cinco jogos - e levantar a taça.

O time não tem estrelas nem jogadores que já figurem em potências européias. As apostas recaem sobre Fabrice Ondama e Franchel Ibara.

Classificação para o Mundial: campeão africano
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Espanha: Favoritismo, sim

Para quem só acompanha o futebol de adultos, é um pouco estranho achar que a Espanha pode ser uma das principais favoritas em um Mundial. Afinal, estamos acostumados com as tradicionais "pipocadas" da Fúria, que monta bons talentos mas na Hora H acaba fazendo fracas campanhas.

Mas na base a história é diferente. A Espanha coleciona títulos e o time que vai ao Mundial é o atual campeão continental. Então merece respeito.

A articulação e os gols ficam a cargo da dupla Juan Manuel Mata e Alberto Bueno, ambos do Real Madrid. Gerard Piqué, do Zaragoza e com passagem pelo Manchester, é quem comanda a defesa.

Classificação para o Mundial: campeão europeu
Palpite do Futebase: chega nas semifinais

Uruguai: Geração do "por pouco" quer mais

Que o Uruguai é bicampeão olímpico, todo mundo sabe. Agora, o que poucos desconhecem é que desde o segundo ouro conquistado - em 1928 - o time não disputou mais as Olimpíadas. E o time atual por muito pouco não quebrou esse incômodo jejum. Os charrúas ficaram em terceiro lugar no Sul-Americano - o que os levou ao Mundial, mas os tirou de Pequim - por culpa de um gol levado no finalzinho da partida.

Levantar, sacodir a poeira e dar a volta por cima é o que o Uruguai quer fazer. Time pra isso a Celeste até tem. Cavani, do Palermo (ITA) é a principal estrela. Os defensores Cáceres e Suárez, que disputaram a Libertadores pelo Defensor, também são promissores. Sem contar Arismende, do Nacional, de péssimas recordações aos torcedores do Inter. Pode surpreender.

Classificação para o Mundial: terceiro colocado no Sul-Americano
Palpite do Futebase: chega nas quartas-de-final

sábado, 23 de junho de 2007

Deu a lógica: Holanda campeã

Jogando em casa, com uma campanha quase perfeita e um adversário que até tinha suas virtudes, mas uma camisa infinitamente menor, o resultado não poderia ser outro. Holanda 4x1, e campeã européia sub-21.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Seleção sub-17 na final do Torneio Oito Nações

O time sub-17 do Brasil, que disputará os jogos Pan-Americanos, se garantiu na final do Torneio Internacional Oito Nações, disputado na Coréia do Sul.

Mais uma vez, Lulinha foi o cara da seleção. Impressionante como ele rende com a camisa amarela. Marcou duas vezes na goleada de 4x0 sobre o Haiti - os outros dois gols foram marcados por Fellipe, do Botafogo.

O Brasil agora aguarda Nigéria ou Japão para a decisão, que será disputada amanhã.

Itália ganha "prêmio de consolação"

A seleção italiana que chegou para a disputa do Campeonato Europeu Sub-21 veio badalada e cotada como a principal favorita ao título. Mas a primeira fase foi pífia e só bastou ao time tentar uma vaga na "repescagem" para os Jogos Olímpicos.

Situação semelhante passou Portugal - os lusos, com a estrela Nani, eram cotados para no mínimo chegarem às semis do torneio. Mas Holanda e Bélgica acabaram com os sonhos portugueses.

Itália e Portugal disputaram ontem a última vaga européia na Olimpíada - lembrando que Sérvia, Holanda e Bélgica já estavam classificadas - e os italianos levaram a melhor. Foi um jogo épico e uma vitória bem ao estilo italiano. Com um homem a menos, o time comandado por Pierluigi Casiraghi segurou o 0x0 no tempo normal e na prorrogação e venceu a disputa de pênaltis. É um "prêmio de consolação" para a boa geração italiana, que tem bons nomes como Alberto Aquilani (Roma) e Giuseppe Rossi (Parma).

Foto: Uefa

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Perfis sub-20: Canadá e Áustria

O Futebase inicia agora um especial com perfis das 24 seleções que disputarão o Mundial Sub-20 no Canadá, a partir do dia 30. Iniciamos a série com duas seleções do Grupo A: a dos donos da casa e a Áustria.

Canadá: Fazer bonito é uma obrigação

O futebol da América do Norte cresceu significativamente nos últimos anos - é só ver os bons desempenhos dos EUA em Copas e a força dos clubes mexicanos - e o Canadá começa agora a aproveitar esse embalo. Sediar o Mundial foi um grande ânimo para o futebol canadense e agora é hora de pensar em, no mínimo, fazer mais do que em 2003, quando o time chegou às quartas-de-final.

Para isso, o técnico Dale Mitchell - já veterano no comando do time - aposta num elenco que tem na disciplina tática e no conjunto suas principais virtudes.

O plantel para o Mundial, divulgado hoje, reúne uma quantia significativa de jogadores do futebol europeu. As estrelas são Jaime Peters, do Ipswich Town (ING), Jonathan Beaulieu-Bourgault, do Saint Pauli (ALE) e David Edgar, do Newcastle (ING).

Classificação para o Mundial: automática (país-sede)
Palpite do Futebase: cai nas oitavas de final

Áustria: Salvando a honra

A Áustria surpreendeu no Campeonato Europeu Sub-19, chegando as semifinais do certame, passando por toda aquela longa série de eliminatórias do Velho Continente. Um alento para seus torcedores. O futebol austríaco passa por uma significativa draga, ausente da Copa do Mundo desde 1998 e que não chegava ao Mundial Sub-20 desde 1983.

Não se pode esperar grandes partidas e goleadas históricas por parte dos austríacos. Mas o time não é de todo ruim. O técnico do time é bem experiente - Paul Gludovatz está no comando das seleções inferiores do país há mais de 10 anos e treinou a última seleção de base da Áustria a chegar em um Mundial, o time sub-17 de 1997. Precisa-se também voltar os olhos para Erwin Hoffer, centroavante que já chamou a atenção de Torino e Sevilla.

Classificação para o Mundial: semifinalista do Europeu Sub-19 em 2006
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Paulista sub-15 e sub-17: fim do primeiro turno

Os duelos Paulista x Pão de Açúcar e Juventus x São Bento (para as duas categorias) encerraram ontem o primeiro turno dos Campeonatos Paulistas Sub-15 e Sub-17. Os dois torneios acontecem de forma "espelhada", com regulamentos e grupos semelhantes - forma que a Federação encontrou para diminuir as despesas das equipes, já que viaja-se apenas uma vez para a realização de duas partidas, ao menos nessa primeira fase.

Vamos a um balanço desse primeiro turno para os dois campeonatos.

Sub-15
São Paulo e Santos são os melhores times do campeonato até aqui. Ambos têm seis vitórias e apenas um empate nas sete partidas disputadas. Quem parou o Tricolor foi o Campinas, logo na estréia (1x1) , e o Peixe perdeu dois pontos para o São Caetano (0x0).

Portuguesa e Palmeiras também estão invictos - com cinco vitórias e dois empates - e lideram seus grupos: 4 e 5, respectivamente. O Corinthians é o líder do Grupo 8, com cinco vitórias, um empate e uma derrota - perdeu para o Barueri em Itaquera, na segunda rodada.

O melhor time do interior até agora é o Rio Claro, que na chave 3 venceu seis e perdeu a outra partida.

Jogadores que vêm se destacando: Diego Marques e Danilo Borges (Santos), Henrique (Corinthians), Idimar e Felipe Emanuel (São Paulo), Kairo (Paulínia)

Sub 17
A campanha do Corinthians é perfeita - sete jogos e sete vitórias. É o único time com esse retrospecto na tabela. Santos, Mirassol, Botafogo, Rio Branco, Brasilis e Palmeiras também estão invictos.

Quem está no extremo oposto é o Batatais, que perdeu os cinco jogos que disputou. Oeste Paulista, Guaçuano, Boa Vista, Suzano, Guarulhos, Atibaia e Portuguesa Santista também não sabem o que é vencer.

O Grêmio Barueri também faz boa campanha - e tem o artilheiro do campeonato, Juan.

Silvio é um dos principais jogadores do Corinthians na campanha. O Palmeiras aposta no goleiro Fábio e no meio-campista Anderson. A Portuguesa conta com Lipe - que foi às redes quatro vezes na histórica goleada por 11x0 sobre o Boa Vista. Já o São Paulo acredita num atleta que de craque já tem pelo menos o nome: Zenon.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Sérvia e Holanda decidirão o título

Se esperava emoções para as semifinais do Campeonato Europeu Sub-21 - mas nem tanto.

Hoje a Sérvia derrotou a Bélgica por 2x0 e, num jogo daqueles que provavelmente veremos algo parecido de novo, a Holanda eliminou a Inglaterra por nada menos que 13 a 12 nos pênaltis.

A vitória sérvia veio de maneira soberana. O primeiro gol foi logo no início do jogo, com o zagueiro Aleksandar Kolarov, batendo falta. E no final da partida Dragan Mrdja, reserva do time, anotou o segundo tento. É um resultado histórico para a Sérvia - salvo engano, é a primeira competição que o país disputa após o desmembramento de Montenegro. E já chega na decisão e garante vaga nos Jogos Olímpicos do ano que vem. Parabéns aos garotos comandados por Miroslav Djukic.

Na outra partida, parecia que a Inglaterra conseguiria a façanha de eliminar os donos da casa. Leroy Lita, do Reading, fez o gol inglês aos 39 minutos do primeiro tempo, num momento em que a Holanda era melhor na partida. O tempo foi passando e nada da Holanda empatar o jogo; mas, já próximo do apito final, Maceo Rigters, do NAC Breda, fez um golaço de bicicleta e a partida foi para a prorrogação. Nada de gols e fomos para os pênaltis.

A disputa foi épica. A série regulamentar terminou em 4x4 e o empate persistiu, a ponto de seis jogadores terem que cobrar mais de uma vez. Ah, os dois goleiros, Waterman (Holanda) e Carson (Inglaterra), converteram suas cobranças. Mas Anton Ferdinand - irmão do zagueiro Rio - perdeu a sua e, depois do acerto de Zuiverloon, os holandeses puderam fazer a festa.

A decisão entre Sérvia e Holanda acontece no sábado, dia 23; e amanhã Portugal e Itália decidem quem pegará a última vaga européia nos Jogos Olímpicos.

Foto: Uefa

terça-feira, 19 de junho de 2007

Cianorte campeão no PR

Dica do treinador Lucas: o Cianorte empatou com o Iraty por 0x0 no fim de semana e, com isso, levantou a taça da Copa Tribuna de Juniores, tradicional competição para as categorias de base no Paraná, que em 2007 chegou à sua 28ª edição.

O Cianorte teve também um dos artilheiros, Neilson - o outro foi Rodrigo, do Londrina, ambos com 12 gols - e o goleiro menos vazado: Marcelo, que teve média de 0,89 gols sofridos por partida.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Paulista Sub-20 segunda divisão

A Federação Paulista de Futebol divulgou os grupos do Campeonato Paulista Sub-20 da Segunda Divisão. Não há acesso/rebaixamento nas duas divisões do sub-20. Os times são divididos de acordo com seu nível no profissional - lembrando que, para a FPF, as séries A1, A2 e A3 são chaves distintas da primeira divisão.

As chaves, regionalizadas, são as seguintes:

Grupo 1
Presidente Prudente
Oeste Paulista (P. Prudente)
Ranchariense (Rancharia)
Paraguaçuense (Paraguaçu Paulista)
Assisense (Assis)
Tupã

Grupo 2
Barretos
José Bonifácio
Penapolense (Penápolis)
Fernandópolis
Ilha Solteira
Inter de Bebedouro

Grupo 3
Radium (Mococa)
Jaboticabal
Guariba
Matonense (Matonense)
Pirassununguense (Pirassununga)
Palmeirinha (Porto Ferreira)

Grupo 4
Lemense (Leme)
Paulínia
Campinas
Velo Clube (Rio Claro)
Itapirense (Itapira)
Sumaré

Grupo 5
Capivariano (Capivari)
Comercial (Tietê)
Elosport (Capão Bonito)
Barcelona (Ibiúna)
Campo Limpo
Osasco FC

Grupo 6
EC União Suzano
Mogi das Cruzes
AD Guarulhos
Força (Joanópolis)
Jacareí
Atibaia

Grupo 7
EC São Bernardo
Guarujá
Pão de Açúcar (São Paulo)
São Vicente
Taboão da Serra
União Suzano AC

Goiás e Vila decidirão título

No sábado, Goiás e Vila Nova ficaram no 1x1 pela última rodada do segundo turno do Campeonato Goiano de Juniores. O resultado deu o título dessa segunda etapa do campeonato ao Vila e impediu que o Goiás fosse campeão estadual com antecedência - o alviverde venceu o primeiro turno.

Agora, Vila e Goiás decidirão o título estadual em dois jogos.

Uma curiosidade: nesse clássico, o Goiás escalou Leyrielton, que tem boas passagens pelas seleções brasileiras de base e já atuou no futebol profissional do clube.

Ficha técnica do jogo:

Goiás
Wender; Leyrielton, Robson, Márcio (Fábio) e Luiz Henrique (Luiz Rômulo) (Diego Zílio); Alexandre, Walmir Lucas, Ricardo e Guilherme; Tardelly e Araújo.
Técnico: Luvanor.

Vila Nova
Weverton; Kaio (Eder), Hian, Thiago e Elizio; Soares, Cintra, Baiano (Wellyson) e Diego; Pereira e Paulo Borges (Queiroz).
Técnico: Karmilo Colombine.

Gols: Paulo Borges, aos 22 minutos, e Baiano (contra) aos 46 do primeiro tempo.

Dica do amigo Ricardo Martinelli

domingo, 17 de junho de 2007

Inglaterra é a quarta classificada

A Inglaterra pegou uma já classificada Sérvia é fez 2x0, gols marcados por Leroy Lita e Matt Derbyshire. Assim, ficou em segundo lugar no Grupo B e garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Europeu Sub-21, onde enfrentará a Holanda.

Curioso é que a classificação para as semis não leva os ingleses a Pequim. Nos Jogos Olímpicos, não existe Inglaterra, Escócia ou País de Gales; todos competem como Reino Unido. Então, nos esportes coletivos, as seleções da terra da Rainha sempre ficam de fora. Portugal e Itália farão uma repescagem para definir quem pega a quarta vaga européia nos Jogos - lembrando que Sérvia, Holanda e Bélgica já estão lá.

As semifinais acontecem na quarta-feira, com os seguintes confrontos:

Sérvia x Bélgica
Holanda x Inglaterra.

Vasco e Flu, os invictos

O Campeonato Estadual Sub-17 do Rio de Janeiro está quase chegando "nos finalmentes" da primeira fase. O regulamento do torneio é confuso e, depois dessa, teremos ainda tantas outras etapas até chegarmos no campeão; mas já se percebe bons jogos e valores interessantes, e isso é o que mais importa quando se fala de categorias de base.

O Vasco é, até agora, a melhor equipe da competição. O time da Colina fez oito jogos e venceu seis, empatando os outros dois. Vem jogando de maneira sólida e, se não é adepto de grandes goleadas (algo que é relativamente comum nesse tipo de competição), ao menos tem sido eficiente na busca dos resultados. Um dos destaques do time é o garoto Willem, que fez os dois gols da vitória de ontem sobre o Boavista/Artsul.

Na mesma chave está o outro invicto da competição, o Fluminense. O Tricolor, que tem se mostrado um grande revelador nos últimos anos, faz uma campanha quase igual à do Vasco - a única diferença é um empate a mais que a equipe cruzmaltina. Dori, atacante, é um dos principais jogadores do time.

Na chave B, quem vem dando as cartas é o Madureira. O Tricolor Suburbano lidera o grupo deixando Flamengo e Botafogo para trás.

Porto, o avassalador campeão

Na última rodada, apenas para cumprir tabela, o Porto foi vencido pelo Sporting por 1x0. Encerrou assim sua trajetória no campeonato com uma derrota. Alarmante? Pelo contrário. Foi apenas efeito de uma ressaca de um time que se sagrou, de maneira avassaladora, o campeão português de juniores da temporada 2006/7.

Senão, vejamos os números. O Porto disputou 34 jogos. Perdeu quatro e empatou outros quatro - o que dá um impressionante número de 26 vitórias. Fez 87 gols e sofreu 18. É ou não uma campanha digna de um grande campeão?

Seu técnico, Ilídio Vale (foto), afirmou em entrevista no site do Porto que o principal objetivo do trabalho foi não simplesmente a conquista do título, e sim a descoberta de jogadores. De fato, isso o Porto conseguiu. Tiago Silva, que marcou o gol do título, na vitória contra o Benfica, é um desses nomes. Três campeões já estão participando de atividades com a equipe principal: o goleiro Ventura (que deve ter uma chance no banco com a aposentadoria de Vítor Baía), o meio-campista Castro e o atacante Rui Pedro.

Foto: Porto em formação

Bélgica empata e está na Olimpíada

Um empate histórico, com um gol no segundo tempo, garantiu a classificação da Bélgica a uma competição que não disputava desde 1928 - os Jogos Olímpicos.

Bélgica e Holanda ficaram no 2x2 e, no outro jogo da rodada, Portugal fez 4x0 sobre Israel. A Holanda ficou então em primeiro lugar no Grupo A e a segunda vaga foi para a Bélgica. Essas duas seleções avançarão para as semifinais do Campeonato Europeu Sub-21.

Nas semis, a Bélgica encarará a Sérvia, que garantiu com antecipação o primeiro lugar do Grupo B. O segundo lugar dessa chave ainda está em aberto - Itália, República Tcheca e Inglaterra têm chances. Hoje, na rodada que define o grupo, acontecem os seguintes jogos: Itália x República Tcheca e Sérvia x Inglaterra.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

MG: grupos sorteados para a segunda fase

A Federação Mineira de Futebol sorteou, nessa semana, os grupos para a segunda fase do Camponato Mineiro de Juniores, que começa em 11 de agosto. As chaves serão as seguintes:

Grupo A
Cruzeiro, Uberlândia, Araxá, Itaúna, Divinópolis e Vespasiano

Grupo B
América, Guarani (Pouso Alegre), Palmeirense, Tupi, Villa Nova e Venda Nova

Grupo C
Atlético, EC Democrata, Valério, Rio San, Democrata FC e Contagem

Os times grandes do estado não disputaram a fase inicial, que se encerrou no início do mês. Os times jogam entre si dentro dos grupos, e turno e returno, e os dois melhores de cada chave se classificam. Forma-se então um hexagonal decisivo, de onde sairá o campeão.

Sérvia e Holanda se garantem na Olimpíada

Os holandeses confirmaram seu favoritismo e ganharam os dois jogos que disputaram, contra Israel e Portugal. Já a Sérvia pode ser considerada a grande surpresa. Derrotou Itália e República Tcheca e chegou aos seis pontos no Grupo A. Com esses resultados, sérvios e holandeses garantiram classificação nas semifinais do Europeu Sub-21 e, mais importante que isso, obtiveram também a vaga antecipada nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Num torneio de poucos gols, a Holanda não precisou de muito para se sobressair. O 1x0 sobre Israel - gol de Maduro - e 2x1 sobrePortugal, com tentos de Babel e Rigters, só confirmaram o favoritismo que a seleção já tinha. Os lusos, aliás, são a grande decepção do grupo. Empataram com a Bélgica e perderam para a Holanda - agora, para sonhar com o título e a vaga em Pequim, terão que vencer Israel e ficar na dependência de um resultado favorável no Bélgica x Holanda. A decisão desse grupo acontece amanhã.

Na chave B, a Sérvia, de Bosko Jankovic (foto) garantiu o 100% nos acréscimos do jogo contra a República Tcheca. Aos 48 do segundo tempo, Jankovic fez o gol da vitória.

O grupo ainda está aberto. A Inglaterra tem dois pontos, e Itália e República Tcheca têm um - ou seja, todos tem chances de avançar. Os ingleses pegam os sérvios e, se vencerem, estão dentro. Já italianos e tchecos podem fazer um duelo com fim melancólico, com os dois abraçados.

A última rodada do Grupo B está prevista para domingo. As semifinais rolam no dia 20, e a decisão, um dia depois.

Foto: Uefa

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Definidos grupos do sub-19 Europeu

A Uefa sorteou hoje os grupos da fase final do Campeonato Europeu Sub-19, que acontece a partir de julho na Áustria. As chaves são as seguintes:

Grupo A
Áustria, Espanha, Grécia e Portugal

Grupo B
Alemanha, Rússia, França e Sérvia

O Futebase arrisca um prognóstico e chuta que Espanha e Portugal pegarão as vagas do grupo A e Alemanha e Sérvia se classificarão no B. Mas é só um palpite.

Sub-21
Poucos gols tem marcado o Europeu Sub-21, que está sendo jogado na Holanda. Em seis jogos, apenas seis gols foram marcados: e três em uma só partida, a vitória dos donos da casa por 2x1 sobre Portugal.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Gameiro decide para a França

A zebra ficou pelo caminho em Toulon. Com três gols de Kevin Gameiro (foto), a França derrotou a China por 3x1 e assim conquistou seu quarto título consecutivo no Torneio de Novos de Toulon.

O título apenas retificou a campanha perfeita dos franceses. Foram cinco vitórias em cinco jogos - 14 gols marcados e apenas três sofridos.

O time francês na final foi o seguinte: Jourdren; Josse, Chakouri, Louvion e Mangani; Danze (Mulumbe), Lacourt, R. Faty, Remy (Abdoun); Gameiro (Boukari) e Bonnet.

Foto: Strasbourg

sábado, 9 de junho de 2007

Europeus iniciam trilha para Pequim

Dois jogos abrem amanhã a fase final do Campeonato Europeu Sub-21, que dará quatro vagas nos Jogos Olímpicos de Pequim. A anfitriã Holanda enfrenta Israel na primeira partida, enquanto Portugal e Bélgica fecham o primeiro dia de competições.

Os times estão divididos em dois grupos. No A, estão Holanda, Israel, Portgual e Bélgica; o B reúne República Tcheca, Inglaterra, Sérvia e Itália. O regulamento é simples: os times jogam entre si dentro dos grupos e avançam os dois primeiros de cada chave - e essas quatro equipes estarão em Pequim. As semifinais acontecem por cruzamento olímpico e depois uma final decide quem é o campeão.


Assim como ocorre em outros continentes, no Campeonato Europeu se pode ver atletas que já estão em ação em equipes principais. Portugal terá Nani, que defende a seleção principal nas eliminatórias da Euro e foi recentemente contratato pelo Manchester United; em Israel, a aposta é em Ben Sahar (foto), jogador do Chelsea e que também está na seleção principal do seu país. A Holanda confia em Ryan Babel, do Ajax, enquanto o maior destaque da seleção da Itália é Riccardo Montolivo, da Fiorentina.

O Futebase arrisca um prognóstico e crava que, no mínimo, uma das vagas nos Jogos Olímpicos será da Holanda. Os donos-da-casa merecem o favoritismo não apenas por serem os anfitriões, mas sim porque são nada menos do que os atuais campeões do sub-21 - no ano passado, derrotaram a Ucrânia na competição realizada em Portugal.

Ausências significativas desse campeonato são as seleções da Alemanha, da França e, principalmente, da Espanha - os espanhóis são os verdadeiros bichos-papões das categorias de base na Europa, e em 2007 conquistaram o título do sub-17 e pintam como favoritos do sub-19.

Foto: Uefa

sexta-feira, 8 de junho de 2007

França e China decidirão Toulon

Portugal e Costa do Marfim caíram, respectivamente, frente a França e China nas semifinais do Torneio de Toulon. Agora as duas seleções vencedoras decidirão o título do torneio amanhã.

A vitória da França sobre Portugal foi por 1x0, com gol marcado por Kevin Gameiro, atacante do Strasbourg. Os donos da casa chegam à decisão com uma campanha perfeita: cinco vitórias em cinco jogos.

Já a China, pela campanha que tem feito, não pode ser chamada de zebra. Na primeira fase, venceu Gana e Holanda e segurou um empate com os favoritos portugueses. A vaga na final veio com um 5x3 sobre os marfinenses nos pênaltis, após um 0x0 no tempo normal. O melhor jogador do time é Chen Tao (foto), que, na edição de 2006 do campeonato, foi eleito o "jogador mais elegante" do certame.

No ano passado, China e França fizeram uma das semifinais de Toulon - 2x0 para os franceses, gols de Cabaye e Gigliotte.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Grécia fecha lista de classificados para sub-19

Ao golear a Suécia por 4x0, a Grécia de Kostas Mitroglou (foto) conseguiu a oitava e última vaga para a fase final do Campeonato Europeu Sub-19, que acontece a partir em 16 de julho na Áustria.

Os gregos jogaram em casa e ficaram na primeira posição em um grupo que reunia também Croácia, Itália e a própria Suécia.

Mitroglou, do Borussia Mönchengladbach, foi o principal jogador grego nessa etapa - fez gols na vitória contra a Itália e no empate contra a Croácia, fundamentais para a classificação da Grécia.

A Grécia agora junta-se à Áustria, país-sede, e aos outros sete vencedores dessa fase do Europeu: Alemanha, Rússia, Espanha, Sérvia, Portugal e França. O sorteio dos grupos acontece no dia 13.

Foto: Uefa

Toulon: surpresas nas semifinais

Holanda e Alemanha fora, China e Costa do Marfim classificadas. Esse é um resumo que se pode fazer da fase de grupos do Torneio de Toulon. Nessa quarta-feira acontecem as semifinais, com os duelos França x Portugal e Costa do Marfim x China.

A principal decepção da competição, sem dúvida, foi a Alemanha. Pelo peso da camisa e pelo bom desempenho da seleção em outros campeonatos da base, esperava-se que o time germânico disputasse a liderança do Grupo A com a França. Mas o que se viu foi uma Alemanha que ficou na lanterninha do grupo, com apenas um ponto. Avançaram França e Costa do Marfim.

Na outra chave, a expectativa era que as duas vagas ficassem com Portugal e Holanda. Os tugas até que fizeram a sua parte, mas foram surpreendidas com uma China que pegou o primeiro lugar do grupo e mandou Holanda e Gana - seleção fortíssima na base - de volta para casa.

Com esse quadro, mais que nunca o favoritismo fica com a França - que é a atual tricampeã do torneio. Os donos da casa fizeram uma campanha muito sólida na primeira fase. Fecharam a etapa com 100% de aproveitamento, com direito a um 5x1 sobre o Japão e um 4x1 contra a Alemanha.

Um dos destaques do time é o atacante Alharbi El Jadeyaoui (foto), do Châteuroux. Mais um jovem de origem árabe que se destaca na seleção francesa.

Foto: FFF

Artilheiros pelo Brasil

O amigo Ricardo Martinelli, outro fanático pelo futebol de base, coletou informações sobre garotos que vêm liderando a artilharia de campeonatos pelo Brasil.

- A Copa Tribuna Sub-17 do Paraná têm dois artilheiros: Eduardo (Atlético) e Arthur (Coritiba), ambops com 23 gols. No sub-20, quem comanda é Rodrigo, do Londrina, com 13.

- Em Belo Horizonte, a Copa Integração tem o cruzeirense Eliandro liderando a artilharia do sub-17, com 8 gols, e Guilherme, do América, como principal artilheiro do sub-15, que anotou 11 tentos.

- O glorioso Campo Grande, sumido da elite do futebol do Rio, tem o artilheiro do Carioca Sub-15: é Luiz Sérgio, com 8 gols.

Paulista Sub-20 primeira divisão

A Federação Paulista de Futebol divulgou os times que participarão do Campeonato Paulista Sub-20 da primeira divisão. A lista contempla basicamente os clubes que disputaram as divisões A1, A2 e A3 dos profissionais.

Serão os seguintes times:

Santos - Corinthians - Palmeiras - São Paulo - Portuguesa - Guarani - Monte Azul - Flamengo (Guarulhos) - Francana - Inter de Limeira - Ponte Preta - São Caetano - AE Araçatuba - Santacruzense - América - Botafogo - Bragantino - Juventus - Linense - Atlético Sorocaba - São Bento - Comercial - EC Osasco - Primavera - Santo André - Taubaté - XV de Jaú - XV de Piracicaba - Ferroviária - Ituano - Nacional - Oeste - Osvaldo Cruz - Rio Branco - Rio Claro - Rio Preto - São Bernardo FC - São Carlos - Hortolândia - União de Mogi - União São João - Votoraty.

O campeonato começa em 5 de agosto.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Notas dos estaduais

A bola rola para os Campeonatos Paulistas Sub-15 e Sub-17 e Gaúcho Sub-20. Vamos a uma geral desses campeonatos:

Paulista Sub-15
Palmeiras, São Paulo e Santos fazem as melhores campanhas da competição. São líderes dos seus grupos - 5, 6 e 7, respectivamente - e todos têm quatro vitórias e um empate. O artilheiro até agora é Kairo, do Paulínia, com 10 gols.

Paulista Sub-17
Com cinco rodadas, o torneio registra quatro equipes com 100% de aproveitamento - Corinthians, Palmeiras, Rio Branco e Guarani. O Tigre de Americana tem o melhor ataque do campeonato, com 28 gols, e um dos artilheiros, Jean, que foi às redes sete vezes. Mas o maior goleador é Juan, do Barueri, com 10 tentos assinalados.

Gaúcho Sub-20
A dupla GreNal faz fraca campanha. Quem dá as cartas é o Juventude, líder do grupo 2 (o do Inter) e, principalmente, o Esportivo de Bento Gonçalves, que lidera o grupo 1 (do Grêmio) e é o único invicto do campeonato. Curiosamente, o campeonato se destaca por poucos goleadores. Com apenas três gols marcados, são cinco os artilheiros do certame - César (Inter de Santa Maria), Júnior (Juventude), Felipe (Novo Hamburgo), Ânderson (São José) e Thiago Luiz (Sul-Brasileiro).

Agora sim!

Consertadas as questões técnicas, informo que agora o Futebase está em RSS (ou XML, como queiram). É só clicar no retangulinho laranja ali ao lado para ter as atualizações do blog em tempo real.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Portugal vence torneio de Lisboa

Os adversários não eram grande coisa - EUA, Finlândia e Noruega - e a competição tinha caráter amistoso. Mas título é título, e por isso palmas para a seleção portuguesa sub-18, campeã do Torneio de Lisboa da categoria.

Foram três vitórias em três jogos, contra os adversários supracitados. Placares tranquilos - 3x1 contra a Noruega, 5x1 contra a Finlândia e 4x0 sobre os EUA - mostram a supremacia de Portugal frente aos oponentes.

De qualquer modo, o campeonato serviu para que se despontem mais dois jogadores lusitanos sobre os quais temos que ficar de olho. Tratam-se do atacante Carlos Amaral (foto), do Belenenses, e do zagueiro Adrien Silva, do Sporting - capitão e melhor jogador do Torneio.

Foto: Federação Portuguesa

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Sub-20: CBF apresenta 25 convocados para o Mundial

O técnico Nelson Rodrigues apresentou lista de jogadores para o Mundial Sub-20, que começa no final do mês. A relação não é definitiva. Tem 25 atletas, e só 23 participarão do Mundial; dois cortes devem ocorrer no período de treinos, que começa no dia 11.

A relação é mais "estrelada" do que aquela que Rodrigues havia divulgado em abril (confira aqui). Conta com jogadores que vêm sendo chamados por Dunga para a seleção principal - como Marcelo (Real Madrid), Jô (CSKA) e Anderson (Porto, agora no Manchester). Outros atletas que têm atuado no Campeonato Brasileiro também estão inclusos - casos de Alexandre Pato (Inter), David (Palmeiras), Renato Augusto (Flamengo) e outros.

Pode ser prematuro dizer isso, mas esse tipo de convocação mostra que exista talvez uma desvirtuação do real sentido dos campeonatos da base. Mundiais - e outros torneios - para essas categorias têm, ou ao menos deveriam ter, como maior princípio não a conquista de títulos, e sim a observação e revelação dos atletas. Para que jovens peguem experiência em uma competição de grande porte e tornem-se conhecidos do público geral.

Mas vejamos a lista de agora: isso cabe para Alexandre Pato, campeão mundial de clubes? Para Jô, que vem se destacando no futebol russo? Renato Augusto, que se firma como um dos principais jogadores do Flamengo?

Enfim, de qualquer modo, boa sorte aos garotos. A lista é a seguinte:

Goleiros
Cássio (Grêmio)
Muriel (Internacional)
Felipe (Santos)

Laterais
Eduardo Ratinho (Corinthians)
Amaral (Palmeiras)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Carlão (Coritiba)

Zagueiros
Luizão (Cruzeiro)
David (Palmeiras)
David Luiz (Benfica-POR)
Edson (Figueirense)

Meio-campistas
Ji Paraná (Internacional)
Lucas (Grêmio)
Renato Augusto (Flamengo)
Anderson (Manchester United)
Roberto (Atlético Paranaense)
Leandro Lima (São Caetano)
Carlos Eduardo (Grêmio)
Tchô (Atlético Mineiro)
Willian (Corinthians)

Atacantes
Jô (CSKA)
Alexandre Pato (Internacional)
Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk)
Guilherme (Cruzeiro)
Diogo (Portuguesa)

O Brasil estréia no Mundial no dia 30, contra a Polônia, em Montreal.