segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Começa "Mundial Interclubes" sub-21 na Itália

Santos e Milan abrem, nessa segunda-feira, a 59ª edição da Coppa Carnevale, ou o Torneio Viareggio, um dos mais importantes torneios sub-21 para clubes no Mundo.

Se aqui no Brasil convencionou-se chamar a Copa São Paulo de Juniores de Campeonato Brasileiro da categoria, a Itália também trata a Coppa Carnevale como o Mundial Interclubes Sub-21. Faz sentido. O certame tem a maioria dos participantes vinda da Itália, mas clubes de todos os continentes estão na parada.

As semelhanças com a Copinha também estão em outros aspectos. Assim como o torneio paulistano, a Coppa Carnevale sofreu um baita inchaço na sua história. Dos dez participantes da primeira edição, em 1949, o torneio pulou para 48 equipes. E também como na Copinha parece que não há critério para os selecionados. Estão ali os gigantes italianos - Inter, Juventus, Roma, Milan -, forças tradicionais do futebol de outros países, como Santos, Spartak Moscou e Estrela Vermelha, e uma série de clubes que devem fazer figuração no campeonato. Ou alguém espera bom futebol de Malaysian Indian (Malásia), Camberene (Senegal) e da seleção de San Marino?

Mais um paralelo: se a Copinha tem predominância de paulistas entre os campeões, na Carnevale os italianos ficam com a maior parte dos títulos. O atual campeão é o Juventud de Las Piedras, do Uruguai, que tenta defender o título; mas antes dessa conquista houve uma seqüência de 25 triunfos consecutivos de clubes da Bota.

O regulamento de 2007 divide os 48 times em doze grupos de quatro times cada. Esses grupos estão divididos em duas macro-chaves, de seis grupos cada. Passam para as oitavas os campeões de cada chave e os dois melhores segundos colocados de cada macro-chave. Daí pra frente tudo se resolve na base do mata-mata.

O Santos é o único brasileiro da edição 2007. Os brazucas (argh!) nunca fizeram grande coisa na Coppa; o melhor desempenho foi da SE Irineu, clube amador de Santa Catarina, vice-campeão em 1998.

Entre os jogadores de sucesso que já passaram pela Coppa Carnevale estão ninguém menos que Alessandro Del Piero, campeão em 1994 com a Juventus. Inclusive foi dele o gol decisivo, na prorrogação contra a Fiorentina, após empate por 2 a 2 no tempo normal.

À medida que forem saindo os resultados do campeonato, divulgarei aqui.

Nenhum comentário: