segunda-feira, 16 de abril de 2007

Grêmio começa com o pé direito no estadual

Começou nesse fim de semana o Campeonato Gaúcho de Juniores, para atletas de no máximo 20 anos. O torneio reúne 12 equipes, da capital, da região metropolitana e do interior do estado - estão presentes obviamente, a dupla Gre-Nal, o Juventude, outros tradicionais como Inter de Santa Maria e Esportivo de Bento Gonçalves e alguns que estão fora das duas divisões do profissional, como Cerâmica de Gravataí e o Sul Brasileiro, de Osório. Estranha é a ausência da SER Caxias, que brilha no profissional e não jogará esse importante campeonato.

O regulamento divide os times em dois grupos - Grêmio e Inter estão em chaves diferentes - de seis equipes cada. Jogam todos contra todos na primeira fase e classificam-se os quatro primeiros de cada grupo. Esses oito se dividem em dois grupos de quatro times cada e avançam os dois primeiros de cada grupo; eles jogam semifinais, por cruzamento olímpico, e depois os vencedores fazem a final. O campeonato tem previsão de encerramento para setembro.

A princípio, o favoritismo fica com o Grêmio. O tricolor é o atual bicampeão da categoria e o trabalho de base do clube se revela na boa utilização de valores na equipe principal, como Galatto e Lucas. Sem contar Cássio, campeão sul-americano sub-20 com a seleção brasileira e que foi chamado até para a seleção principal por Dunga para o amistoso contra o Chile.

Cássio não fará parte do elenco gremista no campeonato. Mas os outros atletas tricolores são de qualidade, como o meia Maylson - eleito o principal jogador da Punta Cup. Maylson fez um dos gols do Grêmio na estréia, quando o tricolor venceu o Sul Brasileiro - o outro gol foi de Révson (nomes complicados, hein?).

Do lado do Internacional, a estréia foi apagada, com um 0x0 contra o Cerâmica. O técnico é Osmar Loss e, claro, há a expectativa de que surja um novo Alexandre Pato. Os nomes exóticos também estão bem representados no Beira-Rio: temos Marcos Jhone, Taison e Bregalda. Tá bom, não?

Foto: Grêmio

Um comentário:

Marcelo Brazil disse...

Caxias decidiu reorganizar todas as categorias de base, que não irão disputar campeonatos nesse ano. Vão perder um ano nessa brincadeira.

O Cerâmica é um time fortíssimo nas categorias de base.