segunda-feira, 7 de maio de 2007

A reestruturação na base do Caxias

A ausência do Caxias na disputa do Campeonato Gaúcho de juniores chamou a atenção. O clube é simplesmente o quarto maior do estado, o último do interior do RS a ser campeão estadual e, num passado não tão distante, passou bem perto de chegar à Série A do futebol brasileiro (numa história até hoje mal definida, mas isso não vem ao caso). Então o que acontece para que esse grande time não dispute os campeonatos estaduais da base?

O Futebase entrevistou o coordenador geral das categorias de base do clube, Juan Ferraro, para entender a história. O dirigente - uruguaio de nascimento, mas que se considera brasileiro -, que tem larga experiência no trabalho de base no futsal e está no Caxias desde o começo de 2007, explica o atual momento do clube.

Futebase: Por que o Caxias está fora dos Campeonatos Gaúchos da base?
Juan Ferraro: Porque o clube passa por uma reformulação administrativa [o Caxias está sob administração do Grupo Metalcorte, que assumiu no começo do ano]. Verificamos que as categorias de base não tinham estrutura nenhuma. Pra se ter uma idéia: em alguns casos, os pais dos meninos brigavam e montavam dois times distintos. Chegou ao ponto de ter dois times totalmente diferentes, mas os dois com o uniforme do Caxias. Então estamos na fase da reestruturação, e por isso decidimos ficar de fora dos campeonatos em 2007.

FB: O que o Caxias já tem no momento atual nas categorias de base?
JF: Só temos times para garotos nascidos de 1992 em diante. Nesse primeiro semestre, juntaremos a base dessa categoria e de meninos mais novos.

FB: Em 2008, o Caxias voltará aos campeonatos gaúchos para a base e pensa também na Copa São Paulo de Juniores?
JF: Nossa meta é voltar já em 2008 sim. Mas a Copa São Paulo, por ser logo no começo do ano, é difícil. Não devemos participar.

FB: O time profissional do Caxias sentiu falta de juniores durante a disputa do Gauchão? E isso pode dificultar a trajetória do clube na Série C do Campeonato Brasileiro?
JF: Não posso falar muito sobre o profissional, mas existe sim um hiato. Temos esses meninos mais jovens e aí um "buraco" até o profissional. Mas todos os processos de reformulação são assim, e o nosso tem metas a longo prazo.

FB: E qual é a principal meta a longo prazo?
JF: É unificar a formação de jogadores do Caxias. Dar um trabalho único. Estamos fazendo isso aos poucos, com a contratação de profissionais qualificados em todas as áreas. Hoje, todos os garotos do Caxias já têm uniformes corretos e uma preparação profissional e adequada. Afinal, nós queremos também contribuir para a formação da pessoa, e não só do atleta. O futebol passa e o homem fica.

Nenhum comentário: