quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Preparação para a Copinha (1)

A Copa São Paulo começa nesse fim de semana. Praticamente todos os times já estão em São Paulo e em fase de treinamentos. Confira a preparação de alguns clubes:

Cruzeiro
O atual campeão do torneio chega à edição 2008 ainda mais fortalecido. O Cruzeiro foi o campeão brasileiro sub-20, conquista obtida no Sul brasileiro no final do ano passado. A base será mantida - com a exceção óbvia dos jogadores que ultrapassaram o limite da idade e daqueles puxados para o elenco de cima, casos de Paulinho e de Guilherme, um dos destaques do time celeste no Brasileirão dos profissionais.

Duas apostas cruzeirenses para a Copinha são o zagueiro Wellington e o lateral-direito Marcos, que foram campeões em 2007. Falando ao site oficial do clube ambos deixaram escapar qual a principal meta dos atletas - e também dos dirigentes - durante a competição: "É uma competição de muita visibilidade, com muitos olheiros e empresários atentos aos jogadores que se destacarem", disse Marcos.

O Cruzeiro está no Grupo V, em Hortolândia, e encara o SEV, time da casa, Mirassol e Iraty.

Santos
O Peixe também chega referendado para a disputa da Copinha: no mês passado foi campeão paulista sub-20. A diferença entre as categorias fará com que seis atletas que levantaram aquela taça não poderão disputar a Copa São Paulo; ainda assim, o grupo é forte.

O técnico será Márcio Fernandes, ex-jogador do próprio Santos e que há tempos comanda times de base do clube. Entre os destaques nomeados pelo treinador, estão o goleiro Rafael e o atacante Alemão.

Os jogos do Peixe acontecem no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo. Os adversários serão o Nacional-SP, o ABC e o Barra do Garças-MT.

Palmeiras
Quem comandará o Verdão na Copa São Paulo é Jorginho, ex-meio campista do próprio Palmeiras e também de Santos e Atlético-MG. A missão dele é complexa. O Palmeiras teve um ano fraco nas categorias de base: foi eliminado logo na primeira fase na Copinha e não fez boas campanhas nos Paulistões Sub-15, Sub-17 e Sub-20.

No elenco, destaque para dois "xarás". Dida, goleiro de 18 anos, e Daniel, atacante, cujo apelido - por ele rejeitado - é Lovinho, numa referência a Vágner Love.

O alviverde forma o Grupo T junto com Americano-MA, São José e Rio Claro.

Grêmio
Os garotos do Tricolor disputarão o Grupo Q da Copinha, em São Bernardo, contra o time local e também Botafogo-PB e Ypiranga-PE.

O bom desempenho da base gremista em 2007, com atletas que integraram a seleção brasileira nos Mundiais Sub-17 e Sub-20. Mas é preciso tomar cuidado com o São Bernardo, que foi semifinalista na última edição da Copa.

Nenhum comentário: