domingo, 18 de março de 2007

Começa segunda etapa do Europeu Sub-17

Portugal x Rússia e Irlanda do Norte x Islândia são os jogos que abrem, amanhã, a segunda etapa do Campeonato Europeu Sub-17, denominada de Elite Round.

Apesar do nome, esse estágio ainda não é o principal, que definirá o campeão continental. Agora reúnem-se 28 times em quatro grupos; esses times são os que sobreviveram à primeira fase das eliminatórias, aberta a todas as seleções da UEFA. O Elite Round selecionará sete times - os campeões de todos os grupos - e esses sete disputarão em maio, a fase final do Europeu, juntamente com a Bélgica, país-sede. Dessa fase final se classificarão cinco times para o Mundial da Coréia do Sul.

Mesmo que essa fase ainda não seja a derradeira, espera-se alguns confrontos dos mais interessantes. O Grupo 2 terá o duelo Itália x Ucrânia, que aconteceu entre os adultos na Copa de 2006; as promissoras Polônia, Espanha, Suécia e Suíça compõem o Grupo 7, em que não deve haver moleza pra nenhuma seleção.

E é no Grupo 1 que pairam as maiores expectativas. A cabeça-de-chave é a Alemanha, que, digam o que disserem, é um dos maiores centros do futebol mundial. Irlanda não deve ser moleza e a Escócia quer repetir o bom desempenho do sub-20, que ficou entre os melhores do continente e garantiu vaga no Mundial da categoria, que acontece no Canadá.

O grupo conta ainda com a Grécia, do garoto aí ao lado, Sotirios Ninis. O rapaz tem sido alvo de constantes rumores nos últimos tempos. Seu futebol tem sido eficiente a tal ponto que ele é titular absoluto do Panathinaikos e, como não poderia deixar de ser, já aparece na lista de contratações de potências européias. Leia matérias sobre ele do site da FIFA e da Trivela.

Os grupos do Elite Round são os seguintes:

Grupo 1
Alemanha, Grécia, Irlanda, Escócia

Grupo 2
Itália, Ucrânia, Eslováquia, República Tcheca

Grupo 3
Inglaterra, Sérvia, Azerbaijão, Bósnia

Grupo 4
Holanda, Turquia, País de Gales, Belarus

Grupo 5
Finlândia, França, Hungria, Noruega

Grupo 6
Islândia, Irlanda do Norte, Portugal, Rússia

Grupo 7
Polônia, Espanha, Suécia, Suíça

Foto: FIFA

Nenhum comentário: