terça-feira, 27 de novembro de 2007

Vem aí o Brasileiro Sub-20

Entre 3 e 18 de dezembro acontece a segunda edição do Campeonato Brasileiro Sub-20. Assim como na do ano passado, todos os jogos acontecerão no Rio Grande do Sul, em cidades ainda não definidas.

Participam os 20 times da Série A do Brasileirão, com as exceções de São Paulo e Sport - substituídos por Paulista e Coritiba.

Um torneio interessante, sem dúvida, já que é uma oportunidade rara de vermos clubes de diferentes estados se confrontando nessas categorias. Mas cabem questionamentos. Será mesmo que as categorias de base do Brasil merecem um campeonato tão curto como esse, de apenas 15 dias de duração, e jogado em apenas um estado? Será que não seria o caso de pensarmos num Brasileirão para a base digno, talvez até servindo como preliminar dos jogos profissionais, como faz a Inglaterra e outros países?

Enfim, enquanto isso não chega, fiquemos com esse campeonato mesmo. Os 20 times são divididos em quatro grupos com cinco equipes cada. Jogam entre si dentro das chaves, em turno único, e se classificam os dois melhores de cada grupo - e daí pra frente é mata-mata até a definição do título.

Os grupos:

Grupo 1
Internacional
Palmeiras
Flamengo
Náutico
Paulista

Grupo 2
Corinthians
Fluminense
Paraná
Goiás
Grêmio

Grupo 3
Figueirense
Vasco
América-RN
Atlético-PR
Cruzeiro

Grupo 4
Santos
Juventude
Coritiba
Atlético-MG
Botafogo

Nenhum comentário: