quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Um fedelho na Libertadores

Se o assunto desse blog é o futebol de base, a Libertadores da América deveria passar longe daqui. Mas a escalação de Diego Suárez (foto), pelo Blooming, na partida de ontem contra o Santos, faz com que o principal torneio sul-americano de clubes seja também tema para o Futebase.

Por um simples motivo: Diego Suárez tem 14 anos! Sim, isso mesmo, apenas 14. E já vem sendo escalado pelo clube boliviano para partidas oficiais, inclusive o playoff com o Santos por uma vaga na fase de grupos pela Libertadores.

Não me lembro, de cabeça, de ver um atleta tão jovem assim entrando em campo para uma partida oficial. E repito que não se trata de um joguinho qualquer, e sim de um playoff na Libertadores.

Dizer que é um "absurdo" que um moleque tão jovem assim entre em campo num jogo profisisonal pode ser chover no molhado. Sim, de fato é. Mas é preciso que seja dito. Por mais que o garoto pegue uma baita experiência - se para um marmanjo de 25 anos jogar Libertadores é algo especial, que dirá pra um moleque? - escalações precoces assim prejudicam o desenvolvimento do atleta. Ao enfrentar jogadores já maduros, Suárez pode ser submetido a um desgaste físico incompatível com a sua idade. Afinal, se está em campo, ninguém irá tratá-lo como "café com leite".

De modo que, numa visão distante (afinal, não conhecemos a realidade do Blooming), a escalação de Diego Suárez acarreta nos seguintes raciocínios:

- para um garoto de 14 anos jogar em um time profisisonal, deve ser um gênio;
- mas Diego Suárez não é um gênio, nem pelos padrões bolivianos;
- pode vir a ser um craque no futuro, mas ainda não é. e essa escalação precoce pode prejudicá-lo;
- se o Blooming, um dos principais clubes da Bolívia, lança mão de um garoto de 14 anos em um jogo dessa importância, é sinal que a coisa lá tá feia mesmo;
- e ainda por cima temos que olhar com um pouco de cautela... afinal, tem muito cara de 14 anos no RG e mais idade na vida real.

Foto: Blooming

Nenhum comentário: