quinta-feira, 8 de março de 2007

Africanos correm atrás de quatro vagas

Começa nesse sábado (10) o Campeonato Africano Sub-17, que dará quatro vagas às equipes do continente no Mundial da categoria.

O torneio será realizado no Togo e terá como mascote esse bichinho horrível ao lado. Comentário por curiosidade: será que é proibido fazer mascotes de bom-gosto para os campeonatos sub-17? A América do Sul tem o medonho Bananito, e agora a África apresenta esse bicho feio. Espero que no mundial os sul-coreanos caprichem mais na escolha do mascote.

Mas falando do que realmente importa, o futebol. O campeonato tem oito times, divididos em dois grupos de quatro. Jogam entre si na fase e avançam os dois melhores de cada chave - que com isso já garantirão a vaga no Mundial. Esses classificados fazem as semifinais no sistema de cruzamento olímpico, e depois decidem o título. Simples e direto. Cabe lembrar que são apenas oito times porque eliminatórias foram realizadas previamente.

E essas eliminatórias trouxeram algumas surpresas. Seleções fortes do continente, como Egito, Argélia, Camarões e Marrocos, estão de fora. Congo, Gâmbia e Zâmbia, que ficaram entre as melhores da África no sub-20, também assistirão essa fase decisiva pela TV.

Por outro lado, o certame marcará a estréia da Eritréia nas fases finais de uma competição da CAF. É um país novo - tornou-se independente em 1993 - e está filiado à FIFA somente desde 1998.

O jogo de abertura do campeonato é Togo x África do Sul. Pela mesma chave, acontece também no dia 10 Gabão x Tunísia. O outro grupo tem sua primeira rodada no dia 11, com duas partidas: Gana x Burkina Faso e Nigéria x Eritréia.

Nenhum comentário: