sábado, 3 de março de 2007

Brasil pega Polônia, EUA e Coréia do Sul no sub-20

A FIFA sorteou nesse sábado os grupos para o Campeonato Mundial Sub-20, que acontece a partir de junho e julho no Canadá. Veja os grupos e uma pequena análise de cada chave:

Grupo A
Canadá - Chile - Congo - Áustria

Fazer campeonato em país sem tradição futebolística - e por consequência, ter que colocá-lo como cabeça-de-chave - dá nisso. O grupo A é o mais "alternativo" do Mundial. É o único que não tem nenhuma seleção que disputou a Copa no ano passado. O brigador Chile e o campeão africano Congo largam como favoritos.

Grupo B
Espanha - Uruguai - Jordânia - Zâmbia

Já temos um pouco mais de qualidade nessa chave. Principalmente por conta da Espanha, campeã européia da categoria. O próprio site da FIFA aposta na Fúria como uma das favoritas para o Mundial. O Uruguai deve abocanhar a segunda vaga, a não ser que a surpresa Zâmbia ou a mais surpresa ainda Jordânia façam alguma graça.

Grupo C
Portugal - Nova Zelândia - Gâmbia - México

Um dos grupos mais fortes do Mundial. A Nova Zelândia é galinha morta, mas Gâmbia vem mostrando força e vai escalar a base que disputou - quando ganhou do Brasil - o Mundial Sub-17 em 2005. Já o México colocará em campo parte do time campeão mundial sub-17, incluindo Giovani dos Santos. E Portugal nunca pode ser desprezado.

Grupo D
Brasil - Polônia - EUA - Coréia do Sul

O Brasil é favorito e deve se classificar. Mas para ter tranquilidade, não pode repetir o futebol sem-graça do Sul-Americano da categoria. Os norte-americanos serão os principais favoritos para a segunda vaga - porque jogam no "quintal" de casa e terão em campo a promessa Freddy Adu. Polônia e Coréia do Sul fizeram campanhas fraquinhas nos continentais e não devem incomodar.

Grupo E
Argentina - República Tcheca - Coréia do Norte - Panamá
Os vice-campeões sul-americanos devem encontrar caminho semelhante ao dos brasileiros - principalmente porque também não encantaram no campeonato disputado no Paraguai. A República Tcheca foi a terceira colocada no Europeu e a Coréia do Norte traz na bagagem o título asiático da categoria. O Panamá vem mesmo pra dar um toque de diversão pro grupo.

Grupo F
Japão - Escócia - Nigéria - Costa Rica

O grupo tem um certo nivelamento - mas é por baixo, digamos a verdade. Três vice-campeões continentais estão presentes: Japão, Escócia e Nigéria. E a própria Costa Rica não é galinha morta, já que nas eliminatórias da Concacaf conseguiu segurar o México jogando em território asteca.

O Brasil joga no primeiro dia de disputas - 30 de junho - contra a Polônia.

Nenhum comentário: