quarta-feira, 4 de abril de 2007

Na volta, notas rápidas

Amigos, estamos de volta. Obrigado pela paciência de todos e peço desculpas pela falta de atualizações.

Pra reiniciar os trabalhos, algumas notinhas sobre o que rolou no mundo do futebol de base nos últimos dias:

- o Brasil acabou como campeão do Sul-americano Sub-17. Fez uma segunda fase arrasadora que nada lembrou o claudicante time da primeira etapa da competição. Esperamos que entre em campo no Mundial o time dessa segunda fase, não o da primeira. Colômbia (vice-campeã), Peru e Argentina são as outras três seleções da Conmebol classificadas para o Mundial Sub-17, que acontece no segundo semestre na Coréia do Sul.

- Mais campeonatos continentais sub-17: a Nova Zelândia não deu bola pras possíveis zebras e foi campeã da Oceania (lembrando que a Austrália, futebolisticamente, não faz mais parte do continente). E na África o título foi pra Nigéria, que venceu Togo na decisão. As duas, mais Tunísia e Gana, representarão o continente no Mundial.

- Portugal também despachou as zebras e foi campeão, com sobras, do Torneio Internacional Campos Verdes, para times sub-20. O campeonato serviu de preparação para os lusitanos e para Jordânia e Japão, que também vão jogar o Mundial da categoria, que será disputado no Canadá.

- O Guaraní do Paraguai foi o grande campeão da Punta Cup. Mas o melhor futebol do torneio ficou por conta do Grêmio, vice-campeão. Maylson Barboza, do Tricolor gaúcho, foi eleito o melhor jogador do certame.

Campeonatos Estaduais

- Bahia, Vitória e Colo-Colo estão garantidos matematicamente na fase final do Campeonato Baiano de Juniores (sub-20). A quarta vaga será de Fluminense de Feira ou Juazeiro. As semifinais acabam ainda essa semana.

- Náutico e Sport brigam cabeça-a-cabeça pelo título do segundo turno do Pernambucano Sub-20. O Porto, campeão do primeiro turno, faz campanha apenas mediana e não repetirá a conquista.

- A disputa pelas vagas na semifinal da Taça Rio de Juniores segue bem acirrada. A uma rodada para o fim da fase classificatória, nenhum time garantiu matematicamente a vaga. Entre os grandes, a decepção fica por conta do Botafogo, o único eliminado por antecipação. Lembrando que o Flamengo foi o campeão do primeiro turno e, se levar o segundo, será campeão estadual direto.

- O Atlético-PR segue arrasador no Paranaense Juvenil. Quatro jogos, quatro vitórias.

- Começou nesse fim de semana a primeira fase do Campeonato Mineiro de Juniores, ainda sem a presença de Cruzeiro e Atlético. Destaque pro Tupi, que sapecou por 4x0 o Cavaleiro Negro (sim, isso é nome de um time). O amigo do Futebase Vítor Dias foi no jogo e fez um vídeo, que pode ser conferido no endereço abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=9lPYBYbzfps

Nenhum comentário: