terça-feira, 10 de abril de 2007

Surpresa na Concacaf: Haiti dentro, México fora

Não se pode falar, em competições das categorias de base, que um time campeão "defenderá o título" na competição seguinte. Afinal, os jogadores envelhecem e mudam de categoria, fazendo com que a próxima formação, via de regra, não tenha nenhum time que participou da outra campanha vitoriosa.

De qualquer modo, vale a sacada: o México, campeão mundial sub-17 (título conquistado em 2005), não "defenderá o título" do Mundial da categoria que acontece esse ano na Coréia do Sul. Os astecas ficaram em terceiro lugar no seu grupo nas eliminatórias da Concacaf para o Mundial. Os classificados? Honduras e Haiti.

Sim, isso mesmo, o Haiti! Aquele país que é repetidamente citado como o mais sofrido da América e que, no futebol, tem como único feito relevante ter disputado a Copa do Mundo de 1974 (quando perdeu de 7x0 pra Polônia, mas isso não vem ao caso). Agora, 33 anos depois, os haitianos voltam a ser notícia por motivos técnicos, e não pela "ação solidária" que a seleção brasileira fez no país em 2004.

Para chegar lá, os haitianos venceram El Salvador por 3x0 e arrancaram empates com Honduras (1x1) e México (0x0). Os cinco pontos deram à seleção o título simbólico dessas eliminatórias. Honduras também venceu El Salvador e empatou com o México, e ficou com a segunda vaga, perdendo para os haitianos no saldo de gols. Já o México apenas empatou os três jogos que fez e se configura, desde já, como a grande ausência do Mundial.

Esse grupo das eliminatórias da Concacaf se decidiu nesse domingo (8). Todos os jogos foram disputados em Tegucigalpa, em Honduras.

Há ainda três vagas em jogo na Concacaf, que serão disputadas entre os dias 28 de abril e 6 de maio em Kingston, na Jamaica. Disputam a classificação EUA, Trinidad e Tobago, Canadá, Costa Rica e, claro, a Jamaica.

Foto: Haiti Press Network

Nenhum comentário: