segunda-feira, 21 de maio de 2007

Mais uma competição européia

A Europa é talvez o único continente que faz torneios de seleções para as categorias de base para aquelas idades não contempladas por campeonatos mundiais da FIFA, os sub-17 e sub-20.

E atualmente acontece um desses certames: o Campeonato Europeu Sub-19. O torneio tem um regulamento similar a outros que a UEFA faz para outras categorias. Na primeira fase, 48 seleções são divididas em 12 grupos de quatro times cada. Classificam-se as duas melhores de cada chave mais o melhor terceiro colocado; juntam-se a esses três seleções classificadas pelo ranking da UEFA que disputam então o "Elite Round", que, apesar do nome, ainda não é o estágio principal. Dessa fase de elite classificam-se sete seleções que, juntamente com a do país-sede - no caso, a Áustria - disputam a fase final do campeonato.

O campeonato é anual. Desde que passou a ser sub-19 (a partir de 2002), verifica-se uma grande supremacia da Espanha, que venceu em 2002, 2004 e 2006.

Para 2007, já se concluíram dois grupos do Elite Round. A chave 3, que se encerrou ontem, registrou uma bela surpresa. O torneio foi disputado na Inglaterra, tinha, além da seleção-sede, a Holanda; mas quem pegou o primeiro lugar e a consequente vaga na fase final foi a Rússia. O destaque russo foi o atacante Pavel Mamaev, principal revelação do campeonato local no ano passado.

O outro grupo já concluído foi o 1, que teve Alemanha, Irlanda, Hungria e Bulgária, e quem avançou foram os alemães.

O Elite Round termina em 6 de junho. A fase final, na Áustria, acontece entre 16 e 27 de julho.

Foto: UEFA

Nenhum comentário: