terça-feira, 22 de maio de 2007

Giovani dos Santos: a Grécia é uma boa opção?

Notícias de hoje dão conta de que Giovani dos Santos (foto), de 18 anos, do Barcelona, está sendo cotado para ir para o Aris Salônica, da Grécia. Ele iria para o clube grego por empréstimo, para "ganhar experiência".

Pra quem não se lembra, Giovani foi um dos craques - ao lado de Carlos Vela - da seleção mexicana que ganhou o Mundial Sub-17 em 2005. Como acontece com todos os bons atletas de países menos "economicamente favorecidos", atraiu a atenção de um gigante europeu e logo foi para o Barcelona. Lá não chegou a empolgar tanto - pode ser por conta da baixa idade, claro - e ficou relacionado para o Barcelona B.

Não vejo com muitos bons olhos essa história de "pegar experiência". Quando vemos a história recente do futebol, constatamos que "pegar experiência" é praticamente um bilhete sem volta para o nefasto mundo das "eternas promessas" - das quais o futebol brasileiro e as seleções de base estão cheias. Giovani dos Santos tem talento e mostrou isso atuando pelas seleções da base. Deve, inclusive, reforçar essa boa impressão no Mundial Sub-20 que acontece esse ano no Canadá. Mas precisa comprovar no profissional se não é somente mais um "jogador de base". E não parece que o Aris Salônica seja o melhor caminho pra isso.

Foto: Morefoot.com

Nenhum comentário: