sábado, 9 de junho de 2007

Europeus iniciam trilha para Pequim

Dois jogos abrem amanhã a fase final do Campeonato Europeu Sub-21, que dará quatro vagas nos Jogos Olímpicos de Pequim. A anfitriã Holanda enfrenta Israel na primeira partida, enquanto Portugal e Bélgica fecham o primeiro dia de competições.

Os times estão divididos em dois grupos. No A, estão Holanda, Israel, Portgual e Bélgica; o B reúne República Tcheca, Inglaterra, Sérvia e Itália. O regulamento é simples: os times jogam entre si dentro dos grupos e avançam os dois primeiros de cada chave - e essas quatro equipes estarão em Pequim. As semifinais acontecem por cruzamento olímpico e depois uma final decide quem é o campeão.


Assim como ocorre em outros continentes, no Campeonato Europeu se pode ver atletas que já estão em ação em equipes principais. Portugal terá Nani, que defende a seleção principal nas eliminatórias da Euro e foi recentemente contratato pelo Manchester United; em Israel, a aposta é em Ben Sahar (foto), jogador do Chelsea e que também está na seleção principal do seu país. A Holanda confia em Ryan Babel, do Ajax, enquanto o maior destaque da seleção da Itália é Riccardo Montolivo, da Fiorentina.

O Futebase arrisca um prognóstico e crava que, no mínimo, uma das vagas nos Jogos Olímpicos será da Holanda. Os donos-da-casa merecem o favoritismo não apenas por serem os anfitriões, mas sim porque são nada menos do que os atuais campeões do sub-21 - no ano passado, derrotaram a Ucrânia na competição realizada em Portugal.

Ausências significativas desse campeonato são as seleções da Alemanha, da França e, principalmente, da Espanha - os espanhóis são os verdadeiros bichos-papões das categorias de base na Europa, e em 2007 conquistaram o título do sub-17 e pintam como favoritos do sub-19.

Foto: Uefa

Nenhum comentário: