segunda-feira, 25 de junho de 2007

Perfis Sub-20: Chile, Congo, Espanha e Uruguai

O Futebase dá continuidade aos perfis das seleções do Campeonato Mundial Sub-20, que começa no sábado. Fechamos o Grupo A, com Congo e Chile, e abrimos o B, com Espanha e Uruguai.

Chile: para confirmar a boa safra

Se o Colo-Colo deu uma boa ressurgida nos dois últimos anos - semifinalista da Sul-Americana e responsável pela precoce eliminação do River Plate na Libertadores - parte disso se deve à boa garotada que o clube vem utilizando. Três desses atletas - Juan Pablo Arenas, Arturo Vidal e Alexis Sanchez - estarão no Campeonato Mundial Sub-20.

Sanchez, na verdade, não é uma revelação do campeão da Libertadores de 1991. Foi revelado pelo Cobreloa e é atleta da Udinese (ITA). E é a maior esperança de gols do time chileno no Canadá.

A lista de Jose Sulantay é 100% "chilena", sem atletas que atuam em outros países. A Universidad Católica é o time que mais cedeu atletas à seleção, com quatro nomes.

Classificação para o Mundial: sexto lugar no Sul-Americano
Palpite do Futebase: cai nas oitavas de final

Congo: vejamos até onde vai a retranca

Os jogadores da seleção sub-20 do Congo são heróis porque conquistaram o título africano da categoria e elevaram o nome do futebol do país, que nunca foi grande coisa em termos esportivos (não confundir com a República Democrática do Congo, ex-Zaire, que disputou a Copa de 1974).

Mas futebolisticamente falando o time não é dos mais confiáveis. No Africano, aproveitaram o fato de ser donos de casa para executar um futebol pragmático - cinco gols em cinco jogos - e levantar a taça.

O time não tem estrelas nem jogadores que já figurem em potências européias. As apostas recaem sobre Fabrice Ondama e Franchel Ibara.

Classificação para o Mundial: campeão africano
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Espanha: Favoritismo, sim

Para quem só acompanha o futebol de adultos, é um pouco estranho achar que a Espanha pode ser uma das principais favoritas em um Mundial. Afinal, estamos acostumados com as tradicionais "pipocadas" da Fúria, que monta bons talentos mas na Hora H acaba fazendo fracas campanhas.

Mas na base a história é diferente. A Espanha coleciona títulos e o time que vai ao Mundial é o atual campeão continental. Então merece respeito.

A articulação e os gols ficam a cargo da dupla Juan Manuel Mata e Alberto Bueno, ambos do Real Madrid. Gerard Piqué, do Zaragoza e com passagem pelo Manchester, é quem comanda a defesa.

Classificação para o Mundial: campeão europeu
Palpite do Futebase: chega nas semifinais

Uruguai: Geração do "por pouco" quer mais

Que o Uruguai é bicampeão olímpico, todo mundo sabe. Agora, o que poucos desconhecem é que desde o segundo ouro conquistado - em 1928 - o time não disputou mais as Olimpíadas. E o time atual por muito pouco não quebrou esse incômodo jejum. Os charrúas ficaram em terceiro lugar no Sul-Americano - o que os levou ao Mundial, mas os tirou de Pequim - por culpa de um gol levado no finalzinho da partida.

Levantar, sacodir a poeira e dar a volta por cima é o que o Uruguai quer fazer. Time pra isso a Celeste até tem. Cavani, do Palermo (ITA) é a principal estrela. Os defensores Cáceres e Suárez, que disputaram a Libertadores pelo Defensor, também são promissores. Sem contar Arismende, do Nacional, de péssimas recordações aos torcedores do Inter. Pode surpreender.

Classificação para o Mundial: terceiro colocado no Sul-Americano
Palpite do Futebase: chega nas quartas-de-final

Nenhum comentário: