sexta-feira, 1 de junho de 2007

Sub-20: CBF apresenta 25 convocados para o Mundial

O técnico Nelson Rodrigues apresentou lista de jogadores para o Mundial Sub-20, que começa no final do mês. A relação não é definitiva. Tem 25 atletas, e só 23 participarão do Mundial; dois cortes devem ocorrer no período de treinos, que começa no dia 11.

A relação é mais "estrelada" do que aquela que Rodrigues havia divulgado em abril (confira aqui). Conta com jogadores que vêm sendo chamados por Dunga para a seleção principal - como Marcelo (Real Madrid), Jô (CSKA) e Anderson (Porto, agora no Manchester). Outros atletas que têm atuado no Campeonato Brasileiro também estão inclusos - casos de Alexandre Pato (Inter), David (Palmeiras), Renato Augusto (Flamengo) e outros.

Pode ser prematuro dizer isso, mas esse tipo de convocação mostra que exista talvez uma desvirtuação do real sentido dos campeonatos da base. Mundiais - e outros torneios - para essas categorias têm, ou ao menos deveriam ter, como maior princípio não a conquista de títulos, e sim a observação e revelação dos atletas. Para que jovens peguem experiência em uma competição de grande porte e tornem-se conhecidos do público geral.

Mas vejamos a lista de agora: isso cabe para Alexandre Pato, campeão mundial de clubes? Para Jô, que vem se destacando no futebol russo? Renato Augusto, que se firma como um dos principais jogadores do Flamengo?

Enfim, de qualquer modo, boa sorte aos garotos. A lista é a seguinte:

Goleiros
Cássio (Grêmio)
Muriel (Internacional)
Felipe (Santos)

Laterais
Eduardo Ratinho (Corinthians)
Amaral (Palmeiras)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Carlão (Coritiba)

Zagueiros
Luizão (Cruzeiro)
David (Palmeiras)
David Luiz (Benfica-POR)
Edson (Figueirense)

Meio-campistas
Ji Paraná (Internacional)
Lucas (Grêmio)
Renato Augusto (Flamengo)
Anderson (Manchester United)
Roberto (Atlético Paranaense)
Leandro Lima (São Caetano)
Carlos Eduardo (Grêmio)
Tchô (Atlético Mineiro)
Willian (Corinthians)

Atacantes
Jô (CSKA)
Alexandre Pato (Internacional)
Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk)
Guilherme (Cruzeiro)
Diogo (Portuguesa)

O Brasil estréia no Mundial no dia 30, contra a Polônia, em Montreal.

Nenhum comentário: