sexta-feira, 6 de julho de 2007

Mundial já tem classificados e eliminados

Com todos os times já tendo disputado duas partidas, o Mundial Sub-20 do Canadá já tem algumas seleções que comemoram a passagem para a segunda fase, enquanto outras precisam arrumar as malas e voltar para casa.

Grupo A
Nem o fator casa salvou o Canadá. Os anfitriões perderam suas duas partidas e já deram tchau ao torneio. Do outro lado, o Chile venceu as duas e está nas oitavas. A Áustria, com quatro pontos, dificilmente ficará de fora - ainda que só avance como um dos quatro melhores terceiros colocados. O Congo precisa derrotar os canadenses e torcer para que o Chile vença os austríacos.

Grupo B
Matematicamente, não há definições; mas é bem difícil que Uruguai e Espanha não se classifiquem. Ambos têm quatro pontos e enfrentam, na última rodada, Zâmbia e Jordânia, respectivamente. Improváveis vitórias de jordanianos e zambianos levariam a um empate quádruplo e a uma classificação a ser decidida no saldo de gols.

Grupo C
Outro grupo sem definições matemáticas - mas com uma situação só reversível por zebras históricas. O México tem seis pontos e pega a frágil Nova Zelândia. Portugal e Gâmbia, ambos com três pontos, se enfrentam - e os lusos precisam de um simples empate para avançar.

Grupo D
Tudo pode acontecer. Os EUA têm quatro pontos, Brasil e Polônia têm três e a Coréia do Sul apenas um. O saldo de gols dos EUA os favorece numa eventual terceira colocação, caso o Brasil vença o duelo dessa sexta. Se a Polônia ganhar dos sul-coreanos, está dentro.

Grupo E
Tudo caminha para uma classificação de Argentina e República Tcheca. Para isso acontecer, basta essas seleções vencerem seus duelos contra Coréia do Norte e Panamá, respectivamente. Mas se os panamenhos conseguirem uma improvável vitória contra os tchecos, só não se classificam se a Coréia do Norte superar a Argentina.

Grupo F
Japão e Nigéria já estão classificados e duelam apenas para saber quem será o primeiro do grupo - os asiáticos jogam com a vantagem do empate. Costa Rica e Escócia fazem o outro jogo do grupo e, se empatarem, morrem abraçados. Caso haja um vencedor, essa equipe fará as contas para ver se fica entre os quatro melhores terceiros.

Se os grupos terminassem assim, as oitavas-de-final seriam constituídas dessa forma:

Japão (1º F) x República Tcheca (2º E)
Espanha (1º B) x Polônia (3ºA/C/D)
Áustria (2ºA) x Portugal (2º C)
Chile (1º A) x Gâmbia (3º C/D/E)
EUA (1º D) x Coréia do Norte (3º B/E/F)
Argentina (1º E) x Brasil (2º D)
Uruguai (2º B) x Nigéria (2º F)
México (1º C) x Zâmbia (3º A/B/F)

Nenhum comentário: