quarta-feira, 29 de agosto de 2007

É, Brasil...

Definitivamente, 2007 é um ano pra se esquecer para as categorias de base do Brasil. Os bons momentos - títulos sul-americanos no sub-20 e sub-17, e vaga na Olimpíada de Pequim - foram solapados por três eliminações traumáticas, a mais recente acontecida hoje, no Mundial Sub-17.

A seleção comandada por Lucho Nizzo e que tinha como principal estrela Lulinha (foto) não conseguiu superar o bom time de Gana. Os africanos fizeram 1x0 no início do segundo tempo com Donkor - mesmo jogando toda a segunda etapa da partida com um atleta a menos - e foram eficientes em segurar o resultado.

A derrota de hoje lembrou aquela contra o Equador, que tirou o Brasil dos jogos Pan-Americanos. Nos dois casos, o adversário teve seus méritos - o Equador tinha atletas mais velhos e Gana é um dos times mais tradicionais do mundo no sub-17 - mas o que chamou a atenção foi a falta de disposição da equipe brasileira.

Lulinha, estrela maior da equipe, confirmou hoje seu péssimo momento. Teve um Mundial apagadíssimo. Alex, atacante do Vasco, até mostrou disposição, mas sua pouca técnica fez diferença. E o meio-campo esteve apagado demais. Em termos de garra, destaque para o lateral Fábio, capitão da equipe.

Gana agora segue como uma das principais favoritas ao título. O time mostrou ser eficaz no ataque e ter um sangue-frio ímpar para segurar a partida. Não deve ter problemas para encarar o Peru.

Peru 1 (5) x (4) 1 Tadjiquistão
As duas principais estrelas peruanas foram os maiores responsáveis pela classificação da seleção de seu país. Raimond Manco, meia, fez o gol peruano aos 13 do primeiro tempo; e o arqueiro Eder Hermoza, um dos melhores do campeonato, definiu a disputa de pênaltis.

Em termos técnicos, a partida não foi um primor. Dois minutos após o gol de Manco, os tadjiques empataram com Nuriddin Davronov e o que se viu a partir daí foi uma partida arrastada. O Peru até tentou o gol no tempo normal, mas a partida acabou se decidindo nas penalidades, onde a estrela de Hermoza brilhou mais uma vez.

França 1 (2) x (0) 1 Tunísia
E a campanha dos meninos da França vai cada vez mais lembrando a dos adultos, vice-campeões mundiais no ano passado. Uma primeira fase sufocante, quando a eliminação bateu à porta, e uma eficácia ótima nos mata-matas.

Assim que os franceses despacharam os tunisianos, que vinham de 100% de aproveitamento na fase de grupos. Saivet abriu o marcador para os europeus no finzinho da primeira etapa; Hadria deixou tudo igual no início da segunda e assim acabaram os 90 minutos. Na prorrogação, o atacante Damien Le Tallec foi matador, anotou duas vezes e assim os franceses comemoraram a chegada às quartas de final.

Espanha 3x0 Coréia do Norte
A Espanha fez uma partida digna de um favorito ao título. Detonou a Coréia do Norte, com um gol no primeiro tempo e dois no segundo.

O craque do time, Bojan Krkic, confirmou sua condição. Fez dois gols e o terceiro foi marcado por Iago. A queda do Brasil aumenta a esperança espanhola. Já a queda de Coréia do Norte e Tadjiquistão deixa a Síria como única seleção asiática no Mundial.

Jogos de amanhã:
Argentina x Costa Rica
Nigéria x Colômbia
Síria x Inglaterra
Alemanha x EUA

Foto: Fifa

Nenhum comentário: