segunda-feira, 30 de abril de 2007

Em crise no profissional, tradicionais vão bem na Inglaterra

Leeds United e Nottingham Forest são times tradicionais do futebol inglês mas de uns tempos pra cá têm vivido maus bocados. O Leeds acabou de ter consumado seu rebaixamento para a terceira divisão inglesa, enquanto o Forest luta lá mesmo, na terceirona, para o acesso.

Acontece que enquanto os profissionais desses times passam aperto, a garotada tem tido bons momentos. O Nottingham é o segundo e o Leeds o terceiro colocado do Grupo D do Campeonato Inglês Sub-18, cujo líder é o Sunderland. Na chave estão também os times de primeira divisão Newcastle, Middlesbrough e Sheffield United.

Os outros grupos são liderados por Arsenal (A, que tem também Chelsea e Fulham), Leicester (B, com Tottenham e Aston Villa) e Manhester City (C, onde está seu arqui-rival Manchester United, além de Liverpool e Everton).

A lista argentina

Nossos vizinhos também já estão se preparando para o Mundial Sub-20. Confira a relação dos convocados:

Gabriel Mercado, Santiago Malano, Matías Sánchez, Gonzalo García e Sergio Romero (Racing)
Agustín Marchesin (Lanús)
Santiago Villafañe, Juan Daniel Forlín, Javier García y Federico Scoppa (Boca Juniors)
Emiliano Centeno (San Lorenzo)
Facundo Coria (Vélez Sársfield)
Nicolás Dul e Jorge Sotomayor (River Plate)
Leandro Morales (Estudiantes de La Plata)
Lionel Vangioni (Newell’s Old Boys)
Diego Braghieri e Milton Joel Caraglio (Rosario Central)
Diego Perotti (Deportivo Morón)
Alejandro Gómez (Arsenal)
Marcelo Cardozo e Jonatan Cháves (Gimnasia y Esgrima La Plata)

Não há, essa vez, nenhum jogador do exterior - lembremos que no último Mundial Sub-20 (2005) a Argentina revelou um tal Lionel Messi, que mesmo garoto já era do Barcelona. E também o Independiente, que há pouco revelou o goleiro Oscar Ustari, também não tem nomes na lista.

sábado, 28 de abril de 2007

Brasil faz primeira convocação para o Mundial

O técnico Nelson Rodrigues chamou nessa sexta-feira (27) sua primeira lista de atletas para o Campeonato Mundial Sub-20, que acontece em julho. Não é uma convocação definitiva. Esses jogadores seguirão para uma temporada de treinos na Granja Comary entre os dias 7 e 10 de maio, num primeiro momento de observação dos atletas.

A convocação tem muitos nomes que já figuram nos elencos principais dos seus times. A estrela, claro, é Alexandre Pato, do Internacional. Marcelo (Santos) e Leandro Lima (São Caetano), que participarão da decisão do Campeonato Paulista a partir de amanhã, também estão no grupo.

Uma curiosidade dessa seleção é ver como ela dispõe de atletas de clubes e regiões diferentes. Os 22 atletas vêm de 14 times distintos e, em termos de estados, há também uma boa dispersão: Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná estão representados - é curioso ver que não há nenhum atleta do Rio de Janeiro na lista.

Mais uma observação interessante. Desses 22, sete não atuam em times da primeira divisão do futebol nacional. Até a "terceirona" está representada, com Marcones, do Bahia.

Confira a lista:

Goleiros
Cássio (Grêmio)
Muriel (Internacional)

Zagueiros
David (Palmeiras)
Luizão (Cruzeiro)
Breno (São Paulo)
Marcelo (Santos)

Laterais
Amaral (Palmeiras)
Eduardo Ratinho (Corinthians)
Carlão (Coritiba)
Everton Ribeiro (Corinthians)

Meio-campistas
Roberto (Atlético-PR)
Marcelo Oliveira (Paulista)
Nilton (Corinthians)
Marcone (Bahia)
Leandro Lima (São Caetano)
Everton Silva (Paraná)
Pedro Ken (Coritiba - foto)
Sérgio Mota (São Paulo)

Atacantes
Alexandre Pato (Internacional)
Marcelinho (São Caetano)
Diogo (Portuguesa)
Guilherme (Cruzeiro)

Foto: Coxanautas

Inter mirim faz bonito na Itália

O mundo das categorias de base é realmente profícuo em torneios. Por mais que nos esforcemos em acompanhar todos, sempre aparece um ou outro que não sabíamos antes.

O da vez é o Piccole Grande Squadre, disputado no norte da Itália, na região dos Alpes. Em 2007, disputa-se a décima quarta edição do campeonato, que tem como predominância a conquista de títulos por times locais.

O Internacional de Porto Alegre é o representante brasileiro no certame - e está indo muito bem. Na primeira fase venceu o Albaro de Gênova por 6x1 e agora disputa um triangular contra a Sampdoria e o Young Star, da Costa do Marfim. Além do colorado, que leva para a Itália a bagagem do atual campeão mundial, chamam a atenção as esquadras mirins de Juventus e Torino - este, um dos maiores campeões da história do torneio.

E citemos o time-base do Internacional que disputa mais esse título: Carlos (Vinicius); Kevin (Peterson), Lucas, Willian e Italo; Jonathan (Fabio Júnior), João Victor, Cassiel (Raphael) e Elias (Pablo); Matheus Brum (Icaro) e Leilson (Matheus Aimi).

Foto: Internacional

quarta-feira, 25 de abril de 2007

E deu tricolor!

O São Paulo venceu o Vasco por 2x0 e se sagrou o campeão da etapa brasileira da Manchester United Premier Cup, ou Copa Nike sub-15. Com a conquista, o tricolor representará o Brasil na etapa mundial da competição, que ocorrerá em julho.

A luta do São Paulo na etapa mundial será pelo bi-campeonato - o time foi o campeão em 2002. E na fase brasileira, essa conquista de 2007 foi a terceira do clube, campeão anteriormente também em 2002 e no ano passado.

Confira a campanha do São Paulo na Copa Nike:

Fase Paulista

1ª fase
São Paulo 0 x 0 Corinthians
São Paulo 2 x 0 Internacional
E.C. Pão de Açúcar 1 x 0 São Paulo
Figueirense 0 x 3 São Paulo

Semifinal
São Paulo 3 x 0 Santos

Final
São Paulo 1 (3) x (2) 1 E.C. Pão de Açúcar

Final Nacional
São Paulo 2 x 0 Vasco da Gama

Campeões da etapa brasileira da Manchester United Premier Cup
1997 - Corinthians
1998 - São Paulo
1999 - Vitória
2000 - Internacional
2001 - Vitória
2002 - São Paulo
2003 - Corinthians
2004 - Corinthians
2005 - Fluminense
2006 - São Paulo
2007 - São Paulo

Campeões da etapa mundial
1997 - Platense (ARG)
1998 - Athletic Bilbao (ESP)
1999 - Barcelona (ESP)
2000 - Internacional (BRA)
2001 - Vitória (BRA)
2002 - São Paulo (BRA)
2003 - Corinthians (BRA)
2004 - Manchester City (ING)
2005 - Fluminense (BRA)
2006 - Chivas Guadalajara (MEX)

terça-feira, 24 de abril de 2007

Europa escolhe seus representantes para o Mundial

Começa na semana que vem, no dia 2, a fase decisiva do Campeonato Europeu Sub-17. Depois de duas etapas preliminares, agora o "velho continente" decide pra valer seu campeão e quais serão as cinco equipes que enviará para o Mundial da categoria, que acontece no segundo semestre na Coréia do Sul.

Disputarão o título Alemanha, Inglaterra, Ucrânia, Islândia, França, Espanha, Holanda e a equipe dona da casa, a Bélgica. O sistema de disputa é simples: os times dividem-se em dois grupos de quatro (A: FRA/ESP/ALE/UCR e B: HOL/BEL/ISL/ING) e os dois melhores de cada chave se classificam para as semifinais, em cruzamento olímpico. Os vencedores das semifinais, obviamente, decidem o título. Se classificarão para o Mundial os quatro semifinalistas mais o vencedor de uma repescagem entre os dois terceiros colocados dos grupos.

Ou seja: tá fácil pra Islândia (foto)! Brincadeiras a parte, a equipe da pátria de Bjork é a sensação do torneio. É a primeira vez que uma seleção islandesa figura entre os "top 8" de qualquer competição européia - ou melhor, a primeira vez que essa classificação se dá dentro de campo, porque, quando o país foi sede do Sub-18 de 1997, esteve entre os finalistas.

E a conquista islandesa ganha contornos de heroísmos se verificarmos que o time eliminou ninguém menos que Rússia e Portugal, seleções de certa camisa e, falando principalmente da lusitana, que vem figurando entre os melhores do mundo nos últimos anos.

O nome do time é Kolbein Sigthórsson, que na partida-chave para a classificação da equipe - um doido 6x5 contra a Rússia - anotou nada menos do que quatro gols.

Histórico da competição
Sabemos que muita gente tem "preconceito" com os campeonatos da base, mas o retrospecto recente do Europeu faz com que seja bom ficar de olho. O melhor jogador da competição em 2002 foi ninguém menos que Wayne Rooney, astro do Manchester United e do English Team; e em 2004, a honraria coube a Cesc Fabregas, hoje no Arsenal.

Foto: Uefa

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Vasco e São Paulo decidem Nike Premier Cup

O time da colina e o tricolor paulista venceram, respectivamente, as etapas do Rio de Janeiro e de São Paulo da Nike Premier Cup e agora decidem quem será o representante brasileiro na fase internacional da competição. O duelo decisivo acontece amanhã (24), no Centro de Treinamentos do Pão de Açúcar, em São Paulo.

A Nike Premier Cup é tida como um campeonato mundial sub-15. Assim como essa competição ocorrida no Brasil, etapas semelhantes foram disputadas em outros cantos do mundo e haverá ainda um torneio que reunirá essas equipes para decidir quem é o melhor do planeta.

São Paulo e Vasco conquistaram a vaga nos pênaltis. No jogo de São Paulo, o tricolor ainda desperdiçou uma penalidade no final do tempo complementar, que acabou empatada em 1x1; na decisão, superou o Pão de Açúcar por 3x2.

Já o Vasco foi buscar um empate heroíco com o Botafogo - perdia por 2x0 até os 19 minutos do segundo tempo, e as etapas têm somente 20 minutos cada. Empatou e superou o fogão nos pênaltis. É, "tem coisas que só acontecem com o Botafogo".

Lembrando que as etapas de São Paulo e Rio envolveram também clubes de outros estados, como Grêmio, Internacional, Figueirense e Vitória.

Foto: Vasco

Mengão campeão

O Flamengo confirmou sua fase arrasadora e venceu o Vasco na decisão da Taça Rio, que deu ao time também, por antecipação, o título estadual de Juniores, nesse sábado (21).

Os números confirmam: o Flamengo ganhou os dois turnos com folga, na decisão da Taça Rio venceu o Vasco nas duas partidas e mostrou o melhor futebol do torneio. Sem contar que esse título de 2007 representa o tricampeonato para o clube da Gávea - uma supremacia incontestável.

Vejamos agora quantos desses garotos serão aproveitados no elenco principal por Ney Franco. Sabemos que o sucesso nas categorias de base não representa, necessariamente, um bom desempenho no time adulto; mas a filosofia de contenção de despesas e a tradição flamenguista de "craque se faz em casa" aumentam as esperanças dos torcedores do Flamengo.

Ficha técnica da decisão:

Flamengo: Paulo Victor, Nilton, Anderson e Thiago Sales; Cafu, Marcinho (Eric Flores), Rômulo, Willian Amendoim (Vinícius Colombiano) e Igor Nakamura; Paulo Sérgio e Bruno Mezenga.
Técnico: Adílio

Vasco: Anísio, Diego, Rodrigo, Vilson e Brasinha; Matheus, Gallo, Adriano (Joseph) e Muniz; Allan Kardec e Bruno Meneghel (Pablo)
Técnico: Toninho Barroso

Gol: Paulo Sérgio, aos 36 minutos do primeiro tempo.

Espírito Santo
No estado vizinho, situação semelhante à do Rio: o Vilavelhense ganhou nesse sábado o segundo turno do Capixabão e, como havia vencido também o primeiro, sagrou-se campeão estadual por antecipação. De novo, o vice-campeão foi o Jaguaré. Os gols do Vilavelhense foram marcados por André Oliveira e Rogério.

Foto: Flamengo

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Começa Copa Nike em SP

Nessa quinta-feira teve largada a Copa Nike, importante torneio sub-15 que reunirá equipes de todo o Brasil. Em São Paulo, jogam Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, São Caetano, Figueirense, Atlético-PR, Grêmio, Inter e o Pão de Açúcar EC - que será o mandante, já que todos os jogos acontecem em seu centro de treinamento, na Zona Sul de São Paulo.

A etapa do Rio de Janeiro reúne os quatro grandes do estado e Sendas, Madureira, CFZ e o Vitória da Bahia.

Concluídas essas etapas regionais, os dois campeões de cada uma se enfrentam para definir o representante brasileiro na fase mundial da Copa Nike - que, como não poderia deixar de ser, intitula-se o campeonato mundial da categoria. Inter, Corinthians, Vitória, São Paulo e Fluminense foram os brasileiros que já levantaram o título máximo do torneio.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Flamengo com a mão no título

Na primeira partida da decisão da Taça Rio (segundo turno) do Campeonato Estadual de Juniores do Rio de Janeiro, deu Flamengo. O mengão fez 1x0 sobre o Vasco e agora, na partida de volta, joga por um simples empate para ficar com o título da Taça Rio - e como o clube foi o campeão da Taça Guanabara, se ganhar o segundo turno será campeão estadual por antecipação.

Para valorizar ainda mais o triunfo rubro-negro, o jogo foi disputado em São Januário. Segundo relato do Jornal dos Sports, o Flamengo atuou de maneira cautelosa, utilizando os contra-ataques como principal opção de jogo. E o gol saiu de uma jogada de bola parada: Igor Nakamura cruzou falta na área e o meio-campista Thiago Sales fez de cabeça o único gol do jogo.

O Vasco mandou o atacante Alan Kardec pro jogo - ele que marcou um dos gols do time profissional no empate por 4x4 contrao Botafogo na Taça Rio. Mas, pra tristeza dos adeptos do trocadilho, Kardec não fez nenhum gol espírita contra o Flamengo.

Os times voltam a se enfrentar no dia 21 - data que pode sacramentar o final do Campeonato Estadual desse ano.

Foto: Jornal dos Sports

Náutico e Porto largam na frente no 3º turno

O regulamento do Campeonato Pernambucano de Juniores previa a realização de um terceiro turno caso o primeiro e o segundo não fossem vencidos pela mesma equipe. Foi o que aconteceu em 2007. O Porto de Caruaru, campeão do primeiro turno, ficou apenas em quarto na segunda metade; e o Náutico mostrou um ótimo futebol sagrando-se o campeão desta etapa.

Agora, Porto e Náutico juntam-se a Santa Cruz e Sport - terceiro e quarto colocados na classificação geral do torneio - na disputa do terceiro turno, que começou nesse sábado (15), com duas vitórias por 2x1, de Porto e Náutico sobre Santa e Sport, respectivamente.

Se o terceiro turno for vencido por Porto ou Náutico, esta equipe entrará na decisão com vantagem do empate - e o adversário será justamente o outro vencedor de turno. Caso o campeão do terceiro turno for Santa ou Sport, será feito um triangular entre essa equipe e Porto e Náutico para decidir o campeão. Confuso, não? Também achei.

O Futebase, pelo retrospecto, aposta no Náutico como favorito. O timbu passou perto de ganhar o primeiro turno, foi campeão do segundo e, na contagem geral de pontos, ficou seis pontos à frente do segundo colocado, o Porto. Mas o time de Caruaru já derrotou o Náutico nos Aflitos na competição e não seria nada absurdo repetir a dose nessa fase decisiva. Será uma boa competição.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Grêmio começa com o pé direito no estadual

Começou nesse fim de semana o Campeonato Gaúcho de Juniores, para atletas de no máximo 20 anos. O torneio reúne 12 equipes, da capital, da região metropolitana e do interior do estado - estão presentes obviamente, a dupla Gre-Nal, o Juventude, outros tradicionais como Inter de Santa Maria e Esportivo de Bento Gonçalves e alguns que estão fora das duas divisões do profissional, como Cerâmica de Gravataí e o Sul Brasileiro, de Osório. Estranha é a ausência da SER Caxias, que brilha no profissional e não jogará esse importante campeonato.

O regulamento divide os times em dois grupos - Grêmio e Inter estão em chaves diferentes - de seis equipes cada. Jogam todos contra todos na primeira fase e classificam-se os quatro primeiros de cada grupo. Esses oito se dividem em dois grupos de quatro times cada e avançam os dois primeiros de cada grupo; eles jogam semifinais, por cruzamento olímpico, e depois os vencedores fazem a final. O campeonato tem previsão de encerramento para setembro.

A princípio, o favoritismo fica com o Grêmio. O tricolor é o atual bicampeão da categoria e o trabalho de base do clube se revela na boa utilização de valores na equipe principal, como Galatto e Lucas. Sem contar Cássio, campeão sul-americano sub-20 com a seleção brasileira e que foi chamado até para a seleção principal por Dunga para o amistoso contra o Chile.

Cássio não fará parte do elenco gremista no campeonato. Mas os outros atletas tricolores são de qualidade, como o meia Maylson - eleito o principal jogador da Punta Cup. Maylson fez um dos gols do Grêmio na estréia, quando o tricolor venceu o Sul Brasileiro - o outro gol foi de Révson (nomes complicados, hein?).

Do lado do Internacional, a estréia foi apagada, com um 0x0 contra o Cerâmica. O técnico é Osmar Loss e, claro, há a expectativa de que surja um novo Alexandre Pato. Os nomes exóticos também estão bem representados no Beira-Rio: temos Marcos Jhone, Taison e Bregalda. Tá bom, não?

Foto: Grêmio

sexta-feira, 13 de abril de 2007

São Paulo vence a Dallas Cup

Assumo a falha: deixei essa importante notícia passar. Mas como reza o ditado, "antes tarde do que nunca", e por isso digo: parabéns pro São Paulo, campeão da Dallas Cup!

O Tricolor conquistou nesse domingo (9) o torneio - um dos mais importantes do mundo na categoria sub-19 - com uma campanha arrasadora. Foram cinco jogos, cinco vitórias e uma goleada digna de entrar pra história: 4x0 sobre o Barcelona, na semifinal da competição.

O adversário do São Paulo na final foi o Chelsea, que engrossou bastante a parada. Tanto que o Tricolor passou sufoco em quase todo o primeiro tempo e foi ter o controle da partida somente na segunda etapa. O gol do título saiu só no finalzinho, marcado por Thiago - que se sagrou o artilheiro do campeonato, com nove tentos. Sérgio Motta, o principal jogador da Copa São Paulo no começo do ano, também brilhou muito no torneio e chamou a atenção dos observadores.

A Dallas Cup é uma competição que acontece no Texas desde 1980. Com o título de agora, o São Paulo passa a ser o quarto brasileiro bicampeão do torneio - já havia conquistado a taça em 1995. Os outros brasileiros bicampeões são Vitória (96/97), Corinthians (99/00) e Atlético-PR (04/05).

Foto: douglasfejer.com

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Palmeiras é campeão na Suíça

A equipe sub-19 do Palmeiras sagrou-se campeã do tradicional Torneio de Bellinzona, na Suíça.

O torneio em 2007 reuniu oito times. O Verdão foi o único sul-americano da competição, que teve também os tradicionais Barcelona e Tottenham, os "semi-tradicionais" Basel e Borussia Monchengladbach e alternativos como o Santa Cruz Breakers e Team Ticino.

O Palmeiras não chegou a fazer uma campanha de encher os olhos na competição. Mas pode dizer que venceu o Barcelona na semifinal. Na primeira fase, perdeu para o Borussia e derrotou Tottenham e Ticino. Despachou o Barcelona na semi e voltou a encontrar o Ticino na decisão, vencendo por 3x1. A prova da "eficiência" está no número de gols marcados: sete em cinco partidas, dando a baixa média de 1,75 tentos por jogo.

Bruno Farias, Rafael Vaz e Bruno Silva anotaram os gols do Palmeiras na decisão.

Com o título, o Palmeiras se iguala ao Comercial de Ribeirão Preto (é sério) como o único time do Brasil a ganhar o certame.

(Curiosidade: o site do Palmeiras deu a notícia e foi colocar a relação dos campeões do torneio. Em 2006, a lista do site palmeirense diz que o campeão foi o Giappone. Acontece que "Giappone" nada mais é do que Japão em italiano, a língua dos fundadores do Palmeiras...)

Foto: Palmeiras

Vasco x Flamengo na decisão

Se nos profissionais os times de maior torcida do Rio estão de fora da decisão da Taça Guanabara, nos juniores são eles que dão as cartas. Flamengo e Vasco superaram Nova Iguaçu e Cabofriense, respectivamente, e começam a decidir o título já esse sábado (14).

Ambos não tiveram partidas fáceis pra chegar na decisão. O Flamengo, maior favorito ao título, venceu o Nova Iguaçu "apenas" por 1x0, com um gol de pênalti de Bruno Mezenga - e ainda viu o time da Baixada Fluminense dar uma bela canseira no segundo tempo. Já os garotos do Vasco tiveram Bruno Meneghel (o rapaz da foto no post abaixo) em tarde inspirada. Ele anotou dois gols e ajudou o Vasco a se confirmar como o principal ataque da competição, com 35 gols.

Ainda não estão definidos os locais dos dois jogos. Além do dia 14, o próximo jogo da final é no dia 21.

Lembrando que o Flamengo foi o campeão do primeiro turno - e, por isso, se vencer a Taça Rio será automaticamente o campeão estadual. Se o Vasco vencer essa final, uma situação curiosa: os times se enfrentarão quatro vezes seguidas num espaço curto de tempo.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Rio tem semifinais nessa quarta

Vasco x Madureira e Flamengo x Nova Iguaçu são as semifinais do segundo turno (Taça Rio) Campeonato Estadual de Juniores (sub-20) do Rio de Janeiro. As partidas acontecem na quarta-feira (11).

Ambos prometem ser confrontos dos mais interessantes. Principalmente Flamengo x Madureira. O Mengão é, com sobras, o melhor time do campeonato. Ganhou o primeiro turno, o que lhe garantiu vaga na finalíssima do campeonato e, se ganhar também esse segundo, será o campeão antecipado. A supremacia também se traduz nos números: se somados os pontos das duas fases, o Flamengo tem nove pontos de vantagem para o segundo colocado, que vem a ser o próprio Nova Iguaçu.

Mas são os confrontos anteriores entre essas duas equipes que fazem com que a semi de amanhã tenha uma pimenta adicional. O Nova Iguaçu foi a vítima do Mengão na finalíssima da Taça Guanabara - e nem ofereceu tanta resistência assim aos comandados por Adílio, que venceram por 3x0 o segundo jogo da decisão. Por outro lado, na primeira rodada da Taça Rio o Nova Iguaçu imprimiu ao Flamengo sua única derrota até agora no certame. Mais uma vez o craque do time vem sendo Bruno Mezenga, em quem estão depositadas as maiores esperanças rubro-negras.


Já o Vasco também aposta em seu Bruno: é o rapaz da foto ao lado, Bruno Meneghel (desconheço qualquer parentesco com a Xuxa). Ele anotou os dois gols do time no empate com o Madureira pela última rodada da fase classificatória da Taça Rio. Já disputou alguns jogos pelo time principal do Vasco no ano passado e possivelmente será também relacionado pelo técnico Renato Gaúcho no Brasileirão.

A classificação para as semis é um alento para o time da Colina, que pouco empolgou no campeonato, pelo menos até agora. Na primeira fase, ficou apenas em terceiro lugar no seu grupo - superado por Nova Iguaçu e América. E no segundo turno entristeceu a sua torcida ao levar de 4x0 do Flamengo.

Mas os aspirantes a Romário também fizeram seu 4x0 - e justamente sobre o Madureira, o adversário dessa quarta. O tricolor suburbano não fez grande coisa no segundo turno - dá até pra se classificou com base na ruindade dos outros do grupo, incluindo o Botafogo. Mas agora tá na briga.

Os vencedores dessas semis decidem o título em dois jogos, previstos para os próximos sábados, 14 e 21.

Foto: Vasco

Surpresa na Concacaf: Haiti dentro, México fora

Não se pode falar, em competições das categorias de base, que um time campeão "defenderá o título" na competição seguinte. Afinal, os jogadores envelhecem e mudam de categoria, fazendo com que a próxima formação, via de regra, não tenha nenhum time que participou da outra campanha vitoriosa.

De qualquer modo, vale a sacada: o México, campeão mundial sub-17 (título conquistado em 2005), não "defenderá o título" do Mundial da categoria que acontece esse ano na Coréia do Sul. Os astecas ficaram em terceiro lugar no seu grupo nas eliminatórias da Concacaf para o Mundial. Os classificados? Honduras e Haiti.

Sim, isso mesmo, o Haiti! Aquele país que é repetidamente citado como o mais sofrido da América e que, no futebol, tem como único feito relevante ter disputado a Copa do Mundo de 1974 (quando perdeu de 7x0 pra Polônia, mas isso não vem ao caso). Agora, 33 anos depois, os haitianos voltam a ser notícia por motivos técnicos, e não pela "ação solidária" que a seleção brasileira fez no país em 2004.

Para chegar lá, os haitianos venceram El Salvador por 3x0 e arrancaram empates com Honduras (1x1) e México (0x0). Os cinco pontos deram à seleção o título simbólico dessas eliminatórias. Honduras também venceu El Salvador e empatou com o México, e ficou com a segunda vaga, perdendo para os haitianos no saldo de gols. Já o México apenas empatou os três jogos que fez e se configura, desde já, como a grande ausência do Mundial.

Esse grupo das eliminatórias da Concacaf se decidiu nesse domingo (8). Todos os jogos foram disputados em Tegucigalpa, em Honduras.

Há ainda três vagas em jogo na Concacaf, que serão disputadas entre os dias 28 de abril e 6 de maio em Kingston, na Jamaica. Disputam a classificação EUA, Trinidad e Tobago, Canadá, Costa Rica e, claro, a Jamaica.

Foto: Haiti Press Network

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Sub-15 estréia bem na Espanha

As seleções brasileiras sub-13 e sub-15 iniciaram ontem sua participação na Copa Internacional do Mediterrâneo, em Barcelona.

Os garotos do sub-15 começaram o torneio vencendo o Gimnastic Manresa por 2x0. Já os mais garotos ainda do sub-13 empataram com o St. Ignasi em 1x1.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Na volta, notas rápidas

Amigos, estamos de volta. Obrigado pela paciência de todos e peço desculpas pela falta de atualizações.

Pra reiniciar os trabalhos, algumas notinhas sobre o que rolou no mundo do futebol de base nos últimos dias:

- o Brasil acabou como campeão do Sul-americano Sub-17. Fez uma segunda fase arrasadora que nada lembrou o claudicante time da primeira etapa da competição. Esperamos que entre em campo no Mundial o time dessa segunda fase, não o da primeira. Colômbia (vice-campeã), Peru e Argentina são as outras três seleções da Conmebol classificadas para o Mundial Sub-17, que acontece no segundo semestre na Coréia do Sul.

- Mais campeonatos continentais sub-17: a Nova Zelândia não deu bola pras possíveis zebras e foi campeã da Oceania (lembrando que a Austrália, futebolisticamente, não faz mais parte do continente). E na África o título foi pra Nigéria, que venceu Togo na decisão. As duas, mais Tunísia e Gana, representarão o continente no Mundial.

- Portugal também despachou as zebras e foi campeão, com sobras, do Torneio Internacional Campos Verdes, para times sub-20. O campeonato serviu de preparação para os lusitanos e para Jordânia e Japão, que também vão jogar o Mundial da categoria, que será disputado no Canadá.

- O Guaraní do Paraguai foi o grande campeão da Punta Cup. Mas o melhor futebol do torneio ficou por conta do Grêmio, vice-campeão. Maylson Barboza, do Tricolor gaúcho, foi eleito o melhor jogador do certame.

Campeonatos Estaduais

- Bahia, Vitória e Colo-Colo estão garantidos matematicamente na fase final do Campeonato Baiano de Juniores (sub-20). A quarta vaga será de Fluminense de Feira ou Juazeiro. As semifinais acabam ainda essa semana.

- Náutico e Sport brigam cabeça-a-cabeça pelo título do segundo turno do Pernambucano Sub-20. O Porto, campeão do primeiro turno, faz campanha apenas mediana e não repetirá a conquista.

- A disputa pelas vagas na semifinal da Taça Rio de Juniores segue bem acirrada. A uma rodada para o fim da fase classificatória, nenhum time garantiu matematicamente a vaga. Entre os grandes, a decepção fica por conta do Botafogo, o único eliminado por antecipação. Lembrando que o Flamengo foi o campeão do primeiro turno e, se levar o segundo, será campeão estadual direto.

- O Atlético-PR segue arrasador no Paranaense Juvenil. Quatro jogos, quatro vitórias.

- Começou nesse fim de semana a primeira fase do Campeonato Mineiro de Juniores, ainda sem a presença de Cruzeiro e Atlético. Destaque pro Tupi, que sapecou por 4x0 o Cavaleiro Negro (sim, isso é nome de um time). O amigo do Futebase Vítor Dias foi no jogo e fez um vídeo, que pode ser conferido no endereço abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=9lPYBYbzfps