terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Barcelona sedia torneio "social" entre África e Europa

A seleção européia sub-18 goleou hoje sua similar africana por 6x1 em confronto válido pela sexta edição da Meridian Cup, em Barcelona. Aarón, Fischer (2), Mphalele (contra), Krkić e Prudnikov marcaram para os europeus, enquanto Dipanda fez o único gol do time da África.

"Mas que raio de torneio é esse?", talvez pergunte o leitor. Esclareço: a Meridian Cup é uma competição disputada a cada biênio entre seleções africanas e européias das categorias de base, cujo intuito maior não é distribuir medalhas e títulos de campeão, e sim intensificar o intercâmbio entre os continentes.

Na edição atual esse lado social atingiu seu ponto máximo. É a primeira vez que os jogos são entre combinados continentais - tradicionalmente eram as seleções nacionais que disputavam o campeonato. Além dos jogos, acontecerão em Barcelona uma série de eventos e seminários que discutirão formas de dinamizar o futebol na África e, de quebra, dar uma forcinha para reduzir as desigualdades sociais do continente mais pobre do mundo.

Falando especificamente de futebol, a Meridian Cup sugere que os africanos ainda precisam correr muito atrás dos europeus. De todas as edições do campeonato, em apenas uma a taça não foi parar nas mãos de equipes do "velho continente": logo a primeira, de 1997, conquistada pela Nigéria. Daí pra frente só europeus levaram a melhor. E pior: nas três últimas edições (2001, 03 e 05), disputadas em pontos corridos, os africanos ocuparam as quatro últimas posições.

A discrepância também se reflete no campeonato atual, com o 6x1 já mencionado. Os dois combinados voltam a se enfrentar no dia 1º, e para ficar com a taça, os africanos precisam reverter a goleada da primeira partida.

Praticamente impossível, convenhamos. Mas, em um campeonato cujo principal foco é dinamizar a discussão social, isso nem é tão importante assim.

Nenhum comentário: