sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Como fica o futebol no Pan?

Segue a confusão de como será o torneio de futebol nos jogos Pan-Americanos do Rio. A única definição que existe é que o torneio não será disputado com atletas profissionais, e sim por jogadores da categorias de base.

Mas aí que mora a confusão: de qual idade? A Combebol, que rege o futebol Sul-Americano, quer que disputem o Pan atletas sub-17, com autorização para três jogadores entre 17 e 20 anos (mais ou menos como se faz na Olimpíada, guardadas as proporções de idade). Já a Concacaf, do futebol das Américas do Norte e Central, deseja que o Pan seja aberto para todos os jogadores sub-20.

O problema é que nesse ano acontecerão os Mundiais sub-20 (no Canadá) e sub-17 (na Coréia do Sul). E o sub-20 será disputado em junho e julho, com datas batendo com as do Pan. Caso jogassem os times sub-20 no Pan, quem largaria na frente seriam as seleções que não se classificaram para o Mundial, que poderiam colocar suas melhores formações em campo.

O que é estranho é ver que o Pan tá com as datas definidas há anos, os mundiais também, e há poucos meses de começarem os jogos persiste essa indefinição. Esvazia o torneio, que poderia ser uma boa oportunidade para os atletas jovens disputarem uma competição de certo peso e com apelo da mídia.

Nenhum comentário: