sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Pré-Olímpico asiático chega à segunda fase

Definiu-se nessa semana a primeira fase do Pré-Olímpico da Ásia, que dará três vagas às seleções do continente nos Jogos Olímpicos de Pequim. Agora os times dividem-se em seis grupos de quatro equipes cada. Jogarão todos contra todos e os dois melhores de cada grupo passam para a terceira fase. Nessa terceira, serão formados três grupos com quatro times e o campeão de cada um garante vaga na Olimpíada.

Tantas e tantas fases fazem sentido. A Ásia, também no futebol, é uma confederação gigante, com um número imenso de seleções, e até mesmo de etnias e identidades variadas. É inviável fazer lá um torneio simples e direto como o da América do Sul.

Até agora nada de surpresas na disputa. As seleções mais tradicionais do continente - Irã, Japão, Arábia Saudita e as Coréias - garantiram presença. E também a Austrália, que, vale lembrar, pertence à Ásia (para o futebol) desde o final da Copa de 2006.

Quem também luta por uma vaga é o Iraque. Além de merecer destaque pela guerra que assola o país, a seleção de lá deve ser lembrada por méritos futebolísticos: na Olimpíada de 2004 passou perto de ganhar uma medalha, ficando em quarto lugar - com direito a um 4x2 sobre Portugal na primeira fase.

A foto que ilustra o post é da seleção do Paquistão, que com uma boa vitória por 3x2 sobre Cingapura garantiu vaga na segunda fase.

Os grupos da segunda etapa:

Grupo A: Bahrain, Kuwait, Qatar, Paquistão
Grupo B: Japão, Malásia, Síria, Hong Kong
Grupo C: Oman, Líbano, Vietnã, Indonésia
Grupo D: Irã, Arábia Saudita, Jordânia, Austrália
Grupo E: Iraque, Coréia do Norte, Tailândia, Índia
Grupo F: Coréia do Sul, Emirados Árabes, Uzbequistão, Iêmen

Foto: FIFA

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom blog!
Sucesso!