quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

A saga das Coréias

O site da FIFA traz uma reportagem muito interessante. O texto conta que no Mundial Sub-20 desse ano, que será disputado no Canadá, estarão presentes as duas Coréias, a do Sul e a do Norte. Será a primeira vez que as duas disputarão, simultaneamente, a fase final de um torneio oficial da FIFA.

Ou melhor: é a primeira vez que as duas disputarão em separado. Porque juntas já o fizeram em 1991. Naquele ano as duas Coréias - que dentro do campo tinham garantido, para cada uma, a classificação - resolveram competir de maneira unificada no Mundial. Formou-se então um grupo com nove atletas de cada Coréia que disputaram o Mundial com o nome "Korea" - sem apêndices políticos como "do Norte/do Sul", "Democrática e Popular/República da" ou "Joson/Hanguk", como os países são conhecidos localmente.

Para 2007, como já dito, os países entrarão em campos com times diferentes. A Coréia do Norte vem com a banca de ter sido a campeã asiática, enquanto os vizinhos do Sul ficaram apenas com o terceiro lugar no torneio continental.

Para acessar a matéria da FIFA, clique aqui.

A imagem do post é o distintivo da seleção da Coréia do Norte. Feinho, não?

Nenhum comentário: