domingo, 11 de março de 2007

Paranaense juvenil começa cheio de curiosidades

Seis jogos abriram a primeira rodada do Campeonato Paranaense Juvenil, que começou nesse sábado. Destaque para o massacre que o Toledo Colônia Work aplicou no Pitangueiras: 7x0. Se continuar assim, a molecada do Pitangueiras não terá vida fácil.

Diversos fatos interessantes marcam esse campeonato. O primeiro está logo no regulamento do torneio. Pode ser ignorância desse escriba - e se for, peço que os amigos leitores me alertem - mas li o regulamento do campeonato de cabo a rabo e não há nenhuma indicação quanto à idade dos jogadores. Presume-se que um campeonato juvenil tenha atletas com no máximo 17 anos, mas não é bom - ou melhor, obrigatório - que isso conste no regulamento? De qualquer forma, o regulamento está aqui, para quem quiser ler.

Outra característica está nos times que disputam o campeonato. Os gigantes do estado, Paraná, Coritiba e Atlético, estão no jogo; outras tradicionais forças paranaenses, como o Londrina e o ADAP/Galo, também.

Mas chama a atenção o número expressivo de times que estão no torneio e não disputam nenhuma das divisões do campeonato profissional do estado. São doze times no total.

Entre esses times, estão alguns focados especificamente nas categorias de base, como o Paraná Soccer Technical Center, mais conhecido como PSTC, e o Ricardinho Sports - de propriedade dele mesmo, do Ricardinho, ex-Corinthians, São Paulo e Santos, que é paulista, mas adotou o Paraná como sua terra.

Um time também nessas condições e que tem uma história muito interessante é o Adapar. Pra começo de conversa, é bom saber o que quer dizer Adapar - a sigla significa Amigos do Paraná Clube. A entidade nasceu como uma ONG de apoio ao tricolor de Curitiba, seguindo uma linha semelhante à existente em outros times, como a ONG Santos Vivo e a Cooperfiel, do Corinthians.
Acontece que a Adapar resolveu caminhar por conta própria e, de uns anos pra cá, tem disputado competições de categorias de base no estado, revelando jogadores - e numa situação curiosa, enfrentando o Paraná Clube por mais de uma vez. Curioso, não?

Para 2007, o confronto só ocorrerá num eventual encontro entre os times na segunda fase, já que Adapar e Paraná estão em grupos diferentes.

Aliás, confira as chaves:

Grupo A
Telêmaco Borba (Telêmaco Borba)
Adapar (Curitiba)
Atlético-PR (Curitiba)
Olímpico (Curitiba)
Olimpo (Curitiba)
Trieste (Curitiba)

Grupo B
Bola Branca (Curitiba)
CA Nacional (Curitiba)
Coritiba (Curitiba)
Paraná Clube (Curitiba)
Real Brasil (Curitiba)
Santa Paula (Ponta Grossa)

Grupo C
Portuguesa (Londrina)
Bandeirante (Bandeirantes)
Cianorte (Cianorte)
Londrina (Londrina)
Nacional AC (Rolândia)
PSTC (Cambé)
Alvorada (Maringá)

Grupo D
Foz do Iguaçu (Foz do Iguaçu)
ADAP/Galo (Maringá)
Pitanguense (Pitanga)
Francisco Beltrão (Francisco Beltrão)
Paranavaí AC (Paranavaí)
Ricardinho Sports (São Miguel do Iguaçu)
Toledo Colônia Work (Toledo)

O sistema de disputa é relativamente simples. Nessa primeira fase, os times jogam todos contra todos dentro do grupo e classificam-se os três primeiros de cada chave. Formam-se então três grupos de quatro equipes cada, que jogam entre si. Passam para as semifinais o campeão de cada grupo mais o melhor segundo colocado. Os times fazem as semifinais no sistema de ida e volta - com o melhor primeiro colocado enfrentando o classificado por índice técnico - e depois a finalíssima entre os vencedores dessas semis.

Nenhum comentário: