terça-feira, 24 de abril de 2007

Europa escolhe seus representantes para o Mundial

Começa na semana que vem, no dia 2, a fase decisiva do Campeonato Europeu Sub-17. Depois de duas etapas preliminares, agora o "velho continente" decide pra valer seu campeão e quais serão as cinco equipes que enviará para o Mundial da categoria, que acontece no segundo semestre na Coréia do Sul.

Disputarão o título Alemanha, Inglaterra, Ucrânia, Islândia, França, Espanha, Holanda e a equipe dona da casa, a Bélgica. O sistema de disputa é simples: os times dividem-se em dois grupos de quatro (A: FRA/ESP/ALE/UCR e B: HOL/BEL/ISL/ING) e os dois melhores de cada chave se classificam para as semifinais, em cruzamento olímpico. Os vencedores das semifinais, obviamente, decidem o título. Se classificarão para o Mundial os quatro semifinalistas mais o vencedor de uma repescagem entre os dois terceiros colocados dos grupos.

Ou seja: tá fácil pra Islândia (foto)! Brincadeiras a parte, a equipe da pátria de Bjork é a sensação do torneio. É a primeira vez que uma seleção islandesa figura entre os "top 8" de qualquer competição européia - ou melhor, a primeira vez que essa classificação se dá dentro de campo, porque, quando o país foi sede do Sub-18 de 1997, esteve entre os finalistas.

E a conquista islandesa ganha contornos de heroísmos se verificarmos que o time eliminou ninguém menos que Rússia e Portugal, seleções de certa camisa e, falando principalmente da lusitana, que vem figurando entre os melhores do mundo nos últimos anos.

O nome do time é Kolbein Sigthórsson, que na partida-chave para a classificação da equipe - um doido 6x5 contra a Rússia - anotou nada menos do que quatro gols.

Histórico da competição
Sabemos que muita gente tem "preconceito" com os campeonatos da base, mas o retrospecto recente do Europeu faz com que seja bom ficar de olho. O melhor jogador da competição em 2002 foi ninguém menos que Wayne Rooney, astro do Manchester United e do English Team; e em 2004, a honraria coube a Cesc Fabregas, hoje no Arsenal.

Foto: Uefa

Nenhum comentário: