terça-feira, 15 de maio de 2007

A base no Campeonato Brasileiro (1)

O Futebase preparou um levantamento sobre a utilização pelos clubes, no Brasileirão da Série A, de jogadores revelados nas suas próprias categorias de base.

Nessa primeira parte analisamos a "parte de cima" da tabela, por ordem alfabética: América-RN, Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense e Grêmio. Além de citar os principais jogadores revelados na base que fazem parte do elenco profissional, mostramos também o desempenho dos times nos seus estaduais da base e nas últimas edições da Taça Belo Horizonte (2006) e da Copa São Paulo de Juniores (2007), as duas maiores competições nacionais de categorias de base do Brasil.

América-RN
Um dos reestreantes na elite do Brasileirão não aposta muito em "revelados" para o campeonato. São apenas três no elenco principal: o zagueiro Adalberto, o volante Joelan e o atacante Rogélio. Os dois últimos foram titulares na partida de estréia, contra o Vasco.

Não fez um bom papel no Potiguar Sub-20 do ano passado, nem chegando à segunda fase. O campeonato desse ano começa em junho.

Copa São Paulo: não disputou
Taça Belo Horizonte: não disputou

Atlético-MG
A garotada segue em alta no Galo. O Atlético lança mão da base desde a fase final do Brasileirão de 2005, quando se deu conta do equívoco que era o investimento nos medalhões decadentes. O elenco atual conta com mais de uma dezena de atletas revelados pelo próprio clube. Destaque para os titulares Diego, goleiro, e Tchô - o Tchôvchenko -, atacante. Rafael Miranda, meia, também foi titular na estréia do Brasileirão.

Nas competições mineiras da base em 2006, o Atlético arrebentou: foi campeão no sub-20 e sub-17.

Copa São Paulo: eliminado nas quartas-de-final
Taça Belo Horizonte: vice-campeão

Atlético-PR
A base do Furacão vem gabaritada pelo envio de três atletas para as últimas seleções brasileiras de base: Roberto, para a sub-20, e Raul e Choco, no sub-17. O goleiro Guilherme, revelado na base, é titular absoluto. E Pedro Oldoni, que se firma como uma das maiores revelações do futebol brasileiro, também é originado nas divisões inferiores. Além dele, Evandro, Roberto e Alan Bahia entraram em campo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

O Atlético foi campeão paranaense sub-20 em 2006 e faturou os títulos infantil e juvenil no metropolitano, também no ano passado. No estadual sub-20 de 2007, ainda no início, o clube faz campanha mediana.

Copa São Paulo: semifinalista
Taça Belo Horizonte: campeão

Botafogo
O Fogão passa por uma verdadeira revolução nas suas categorias de base desde que Bebeto de Freitas assumiu a presidência do clube. O dirigente tem como meta excluir do time os famosos "jogadores de empresários". Talvez por isso sejam poucos os atletas de qualidade que o Botafogo tem no momento. Uma das poucas exceções é Fellipe, que particiou do Sul-Americano Sub-17 pela seleção brasileira. Nenhum dos 11 titulares na estréia do Brasileiro foi revelado nas bases do clube.

Também foi fraca a campanha do Fogão no estadual sub-20, encerrado em abril.

Copa São Paulo: eliminado no primeiro mata-mata
Taça Belo Horizonte: eliminado na primeira fase

Corinthians
O Timão é tradicionalmente um dos times do país que mais usa garotos lançados em sua base, e em 2007 não será diferente - ainda mais com a crise que diretoria e MSI vivem nos últimos tempos. Oito dos treze atletas utilizados no jogo contra o Juventude tiveram origem no "terrão" corintiano. Destaque para Betão, Ratinho, Rosinei e Edson, campeões brasileiros em 2005, e Lulinha, principal jogador da seleção brasileira no Sul-Americano Sub-17.

O desempenho do Corinthians nas categorias de base não foi tão bom quanto o esperado nas competições estaduais de 2006. Foi vice-campeão do sub-17 e não chegou à decisão no sub-20.

Copa São Paulo: eliminado no primeiro mata-mata
Taça Belo Horizonte: não disputou

Cruzeiro
Vale para o Cruzeiro uma análise semelhante à do Corinthians. O time celeste é ótimo formador - e vendedor - de atletas e manda a campo no Brasileirão um grande número de jogadores que formou. Como curiosidade, o Cruzeiro é um dos poucos times do Brasileiro que tem atletas revelados na sua base que foram para "o mundo" e agora vestem de novo a camisa celeste, casos de Ricardinho e Geovanni. Os zagueiros Glasdtone e Luizão também são destaques.

Para decepção de sua torcida, no ano passado foi vice-campeão mineiro do sub-17 e sub-20; o campeão foi o Atlético.

Copa São Paulo: campeão
Taça Belo Horizonte: eliminado nas quartas-de-final

Figueirense
Único time de Santa Catarina na elite do futebol brasileiro, o Figueira tem feito um bom trabalho nas categorias de base e aposta bem em seus garotos no Brasileirão. Entraram em campo na derrota com o Atlético-PR, na primeira rodada do campeonato, os revelados Felipe Santana (zagueiro) e Ramon (atacante). Outros 11 atletas estão no elenco principal - entre eles Michel Schmoller, que jogou o Sul-Americano Sub-17 pela seleção brasileira.

O Figueira é o atual campeão catarinense de juniores.

Copa São Paulo: eliminado no primeiro mata-mata
Taça Belo Horizonte: eliminado nas quartas-de-final

Flamengo
A pesquisa sobre o elenco rubro-negro ficou seriamente prejudicada com a falta de uma relação dos jogadores do clube em seu site oficial. A seção "Elenco" está com o aviso "página em construção" há um bom tempo. Mas alguns valores do Flamengo recebem grande destaque pelas suas boas atuações no time principal, como o jovem Renato Augusto, decisivo no título carioca, e o atacante Paulo Sérgio.

O Flamengo foi campeão estadual sub-20 de abril de forma avassaladora, conquistando assim o tricampeonato do Mengão na categoria.

Copa São Paulo: não disputou
Taça Belo Horizonte: eliminado nas oitavas-de-final

Fluminense
O Tricolor contratou mais de 10 jogadores para seu time profissional no começo do ano. Com isso, são poucos os jogadores da base que receberam destaque. Os méritos de 2007 ficam com nomes que já apareceram no passado, como Arouca, Fernando Henrique, Lenny e, por que não dizer, Carlos Alberto.

Não foi bom o desempenho do Flu no estadual sub-20 desse ano, ficando de fora das decisões da Taça Guanabara e da Taça Rio. O ponto positivo esteve na convocação de três atletas para o Sul-Americano Sub-20: Rafael, Fábio e Maicon.

Copa São Paulo: eliminado nas quartas-de-final
Taça Belo Horizonte: eliminado nas quartas-de-final

Grêmio
Dividido entre Brasileirão e Libertadores da América, o Grêmio precisou montar um elenco de respeito em 2007 - e para isso lançou mão de muitos jogadores da base. O time titular tem como destaques o atacante Carlos Eduardo e a estrela Lucas; e no B, que entrou em campo na estréia do Brasileiro, estão nomes como Bruno Teles e Itaqui, além de Galatto, eterno herói da "batalha dos Aflitos". Merece destaque também o goleiro Cássio, campeão sul-americano sub-20 e que tornou-se "famoso" por ter sido chamado por Dunga para a seleção brasileira principal.

O Grêmio faturou o título estadual de juniores no ano passado e foi o vice dos juvenis.

Copa São Paulo: eliminado na primeira fase
Taça Belo Horizonte: eliminado nas oitavas-de-final

O Futebase publicará nos próximos dias a segunda parte dessa série, com análises de Goiás, Internacional, Juventude, Náutico, Palmeiras, Paraná, Santos, São Paulo, Sport e Vasco.

Nenhum comentário: