quinta-feira, 17 de maio de 2007

A base no Campeonato Brasileiro (2)

Segue agora a segunda parte do levantamento feito pelo Futebase que verifica o aproveitamento pelos clubes do Brasileirão de jogadores revelados em sua própria base.

Os citados da vez são Goiás, Inter, Juventude, Náutico, Palmeiras, Paraná, Santos, São Paulo, Sport e Vasco.

Aproveito também para agradecer ao pessoal que leu a relação anterior e apontou algumas correções que precisavam ser feitas. Valeu!

Segue aí a lista:

Goiás
O maior time do Centro-Oeste confirma sua supremacia regional também nas categorias de base. É o atual campeão goiano sub-17 e sub-20.

Tem no elenco atual 12 jogadores formados em sua base. Destaques para Leyrielton, lateral que já serviu as seleções de base, e Wellinton, uma das maiores esperanças de gol do clube.

Copa São Paulo: eliminado no primeiro mata-mata
Taça Belo Horizonte: semifinalista

Internacional
O campeão do mundo tem em seu elenco aquele que é o melhor jogador jovem de hoje no Brasil: Alexandre Pato. Além dele, o clube aposta em nomes como Renan, que bateu recorde de invencibilidade no ano passado, e Christian - que rodou o mundo, jogou até nos rivais Grêmio e Juventude e desde o início do ano está de volta. Na derrota para o Botafogo, estréia do Brasileirão, o Inter utilizou os "revelados" Renan, Sidnei e Edinho, além de Alexandre Pato.

O Inter foi campeão gaúcho juvenil no ano passado e mandará para o Mundial Sub-20 dois atletas: Alexandre Pato e o goleiro Muriel.

Copa São Paulo: eliminado no primeiro mata-mata
Taça Belo Horizonte: não disputou

Juventude
Outro time que conta com um veterano que foi formado em sua base, deixou o clube e depois retornou à sua casa. O nome em questão é o meio-campista Lauro, ex-Palmeiras. Além dele, o Juventude aposta em garotos como Márcio Azevedo e Lauro, titulares na estréia do Brasileiro.

Importante revelação do clube é o atacante Fabinho, que disputou o Sul-Americano Sub-17 pela seleção brasileira.

Copa São Paulo: eliminado no primeiro mata-mata
Taça Belo Horizonte: eliminado no primeiro mata-mata

Náutico
Na volta à primeira divisão, o alvi-rubro de Pernambuco conta com um bom número de "revelados" em seu elenco - mas, curiosamente, nenhum deles figura na equipe titular, ao menos nesse início de Brasileirão.

Um desses atletas já integrados é o atacante Jhon, autor de um dos gols do título pernambucano sub-20 que o Náutico ganhou esses dias.

Copa São Paulo: eliminado no primeiro mata-mata
Taça Belo Horizonte: eliminado no primeiro mata-mata

Palmeiras
A fase de reformulação do alvi-verde passa pela utilização de muitos jogadores da base. O zagueiro David é uma das maiores estrelas nesse processo - ele tem até propostas financeiramente bem interessantes para ir para o futebol italiano. Francis e Wendel também tem aparecido com frequência no time titular e foram revelados na base. E, claro, Diego Cavalieri, alçado a camisa 1 com as eternas contusões de Marcos.

Nas competições estaduais, o Palmeiras não foi tão bem no ano passado: foi eliminado na segunda fase no sub-20 e nas semis do sub-17.

Copa São Paulo: eliminado na primeira fase
Taça Belo Horizonte: não disputou

Paraná
Parte do sucesso do Tricolor no Brasileiro do ano passado se deveu pela boa utilização de garotos da base. A tática para 2007 não é diferente. Nada menos que 17 atletas revelados pelo clube estão no elenco principal.

Os meio-campistas Xaves e Everton foram titulares na estréia contra o Grêmio. Everton está entre os pré-convocados para o Mundial Sub-20.

Copa São Paulo: eliminado no primeiro mata-mata
Taça Belo Horizonte: não disputou

Santos
A necessidade de ter um elenco grande para disputar duas competições leva o Santos a usar muitos jogadores da base no seu grupo. Na estréia do Brasileirão, contra o Sport, o Santos mandou um time B com cinco "revelados" a campo - entre eles, Moraes, autor do gol do título paulista.

Marcelo, zagueiro, vem cada vez mais sendo utilizado no time principal por Luxemburgo. Ele deve ir para o Mundial da categoria. E Carlinhos é a opção maior para o lugar de Kléber - e até já foi chamado para a seleção principal por Dunga.

Copa São Paulo: eliminado nas quartas-de-final
Taça Belo Horizonte: eliminado no primeiro mata-mata

São Paulo
O time do Tricolor campeão do mundo dois anos atrás não contava com muitos jogadores revelados na base. E agora o São Paulo também não muda muito o rumo. O ídolo maior do clube - Rogério Ceni - foi revelado pelo tricolor, mas os restantes no elenco atual são apenas figurantes. Os de maior destaque são o volante Hernanes e o zagueiro Edcarlos - sempre lembrado pela boa partida na final do Mundial de 2005.

Não foi dos melhores o desempenho do São Paulo nos torneios da base do estado no ano passado: foi eliminado na segunda fase do sub-20 e nas semis do sub-17.

Copa São Paulo: vice-campeão
Taça Belo Horizonte: eliminado na primeira fase

Sport
Ou minha pesquisa foi muito mal feita ou o Sport Recife terá apenas dois "revelados" para o Brasileirão desse ano. Sim, isso mesmo, só dois! É o menor número entre todos os times da Série A. Os atletas são Saulo, goleiro reserva, e Everton, volante.

O rubro-negro não foi bem no Pernambucano Sub-20, ficando atrás de Náutico e Porto na disputa pelo título.

Copa São Paulo: não disputou
Taça Belo Horizonte: não disputou

Vasco
Muitos jogadores formados na base fazem parte do elenco do clube da Colina. Alan Kardec, que vai se tornando titular do time, é um desses nomes. Morais, chamado para a seleção principal no ano passado, também está nesse grupo.

E não podemos esquecer de ninguém menos que Romário, revelado pelo Vasco na cada vez mais distante década de 1980.

Copa São Paulo: eliminado na primeira fase
Taça Belo Horizonte: não disputou

Nenhum comentário: