terça-feira, 29 de maio de 2007

Tradicional, Torneio de Toulon chega aos 40 anos

Uma das competições mais tradicionais para as categorias de base no mundo chega a 2007 comemorando 40 anos de sua primeira edição. Falamos do Torneio de Toulon - antigamente batizado como "Torneio de Novos de Toulon" - que é disputado por seleções sub-20, e será aberto pelo duelo entre Alemanha x Japão nessa quinta-feira (31).

É bom esclarecer que não se trata da quadragésima edição do certame. A história é a seguinte: em 1967, disputou-se o campeonato pela primeira vez, mas com clubes, e o Anderlecht da Bélgica sagrou-se campeão. Passou por uma pausa de sete anos e a partir de 1974 é jogado todos os anos, sem interrupções, com seleções. O formato, ao longo desse tempo, sofreu poucas alterações, variando apenas no número de seleções inscritas: ora seis, ora 10, mas na média com oito participantes.

O prestígio de Toulon sempre foi elevado, a ponto do torneio ser considerado por muitos como um verdadeiro "mundial extraoficial" da categoria. Estrelas de grande importância passaram por lá em seus inícios de carreira, como Therry Henry, Jean-Pierre Papin, Taffarel, Alan Shearer e Riquelme. Claro, como todo torneio da base que se preza tem também aqueles alternativos que não vingam no futebol adulto, como os brasileiros Luvanor e Pinga, eleitos os melhores jogadores da competição em 1983 e 2002, respectivamente.

A França é a maior campeã do torneio, com 10 títulos - inclusive os das três edições mais recentes, em 2004/5/6. O Brasil, que estranhamente não disputará o torneio em 2007, é o segundo maior vencedor, com seis conquistas, a mais recente em 2002 - aquela do Pinga.

Edição de 2007
Deixemos a história de lado e vamos falar um pouco do torneio que começa na quinta-feira. Toulon, em 2008, terá oito times, divididos em dois grupos. O A tem França, Alemanha, Japão e Costa do Marfim, enquanto que o B reúne Portugal, China, Holanda e Gana.

O favoritismo, como não poderia deixar de ser, é dos europeus, em ambas as chaves. Destaque para Portugal, que vem muito bem nas categorias de base (vide o post abaixo) e deve usar o torneio como laboratório para o Mundial da categoria. A França, por ser a dona da casa e pela ótima tradição em Toulon, também merece destaque.

Olhos atentos também para a Alemanha, principalmente para o garoto da foto. Trata-se de Kevin Boateng. Ele é meio-campista e atua no Hertha Berlim. Tem sido figura constante nas seleções alemãs de base - fato que gerou certa polêmica em Gana, país de sua mãe. Com apenas 17 anos, já vem sido sondado por equipes do exterior - o Tottenham Hotspur já está em seu encalço há um bom tempo.

Rodada inicial
Confira os jogos que abrem o Torneio de Toulon:
Grupo A
Alemanha x Japão (dia 31)
França x Costa do Marfim (dia 31)

Grupo B
Portugal x China (dia 1º)
Holanda x Gana (dia 1º)


Foto: fotbalportal.cz

Nenhum comentário: