quinta-feira, 21 de junho de 2007

Perfis sub-20: Canadá e Áustria

O Futebase inicia agora um especial com perfis das 24 seleções que disputarão o Mundial Sub-20 no Canadá, a partir do dia 30. Iniciamos a série com duas seleções do Grupo A: a dos donos da casa e a Áustria.

Canadá: Fazer bonito é uma obrigação

O futebol da América do Norte cresceu significativamente nos últimos anos - é só ver os bons desempenhos dos EUA em Copas e a força dos clubes mexicanos - e o Canadá começa agora a aproveitar esse embalo. Sediar o Mundial foi um grande ânimo para o futebol canadense e agora é hora de pensar em, no mínimo, fazer mais do que em 2003, quando o time chegou às quartas-de-final.

Para isso, o técnico Dale Mitchell - já veterano no comando do time - aposta num elenco que tem na disciplina tática e no conjunto suas principais virtudes.

O plantel para o Mundial, divulgado hoje, reúne uma quantia significativa de jogadores do futebol europeu. As estrelas são Jaime Peters, do Ipswich Town (ING), Jonathan Beaulieu-Bourgault, do Saint Pauli (ALE) e David Edgar, do Newcastle (ING).

Classificação para o Mundial: automática (país-sede)
Palpite do Futebase: cai nas oitavas de final

Áustria: Salvando a honra

A Áustria surpreendeu no Campeonato Europeu Sub-19, chegando as semifinais do certame, passando por toda aquela longa série de eliminatórias do Velho Continente. Um alento para seus torcedores. O futebol austríaco passa por uma significativa draga, ausente da Copa do Mundo desde 1998 e que não chegava ao Mundial Sub-20 desde 1983.

Não se pode esperar grandes partidas e goleadas históricas por parte dos austríacos. Mas o time não é de todo ruim. O técnico do time é bem experiente - Paul Gludovatz está no comando das seleções inferiores do país há mais de 10 anos e treinou a última seleção de base da Áustria a chegar em um Mundial, o time sub-17 de 1997. Precisa-se também voltar os olhos para Erwin Hoffer, centroavante que já chamou a atenção de Torino e Sevilla.

Classificação para o Mundial: semifinalista do Europeu Sub-19 em 2006
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Nenhum comentário: