quinta-feira, 28 de junho de 2007

Perfis Sub-20: Grupos E e F

A série será encerrada agora com a análise dos dois grupos faltantes: o E, com Argentina, República Tcheca, Coréia do Norte e Panamá, e o F, que tem Costa Rica, Japão, Nigéria e Escócia.

Argentina: para manter a hegemonia

Forte. É assim que a seleção alvi-celeste chega ao Mundial. Não apenas por sua camisa, extremamente "de peso" também quando se trata dos Mundiais da base - a Argentina é a atual campeã e tem outros quatro títulos na categoria, sendo a maior campeã do torneio - mas também pela qualidade dos atletas chamados por Hugo Tocalli para a seleção.

O principal destaque é Kun Aguero, que teve um início de carreira fulminante no Independiente e que hoje joga no Atlético de Madrid. Mauro Zárate, destaque no Velez Sarsfield, é outro dos principais nomes. A seleção contará também com uma trinca campeã da Libertadores com o Boca Juniors - Ever Banega, Matias Cahais e Javier Garcia.

Classificação para o Mundial: vice-campeão Sul-Americano
Palpite do Futebase: chega na final

República Tcheca: aposta na defesa

A seleção tcheca que chega para o Mundial tem no setor defensivo seu ponto forte. O zagueiro Marek Suchy e o goleiro Petr Radek seguram bem as pontas da equipe.

Na frente, o principal destaque é Marek Strestik, o principal jogador do time na campanha do Europeu Sub-19, que levou a seleção tcheca ao Mundial do Canadá.

Martin Fenin, atleta do Teplice, e que marcou o gol que sacramentou a classificação tcheca, também estará presente. O técnico é Miroslav Soukup, há tempos dirigindo times de base do país.

Classificação para o Mundial: semifinalista no Europeu
Palpite do Futebase: chega nas quartas-de-final

Coréia do Norte: não esqueçam o "do Norte", por favor

A presença constante da Coréia do Sul nas Copas do Mundo fez com quem costumeiramente denominássemos o país somente de "Coréia", esquecendo que havia um vizinho em cima. Pois bem, no Mundial no Canadá isso não será possível. A Coréia do Norte estará presente e, acreditem, em um momento melhor que os "capitalistas" do sul.

O time sub-20 do país é o atual campeão continental. Essa mesma geração que chega ao Canadá foi, em 2004, vice-campeã asiática e ficou entre os oito melhores no Mundial Sub-17 de 2005. Merece respeito, portanto.

O capitão Kum-Il Kim é o principal jogador do time e deve ser o responsável pelos gols no Canadá.

Classificação para o Mundial: campeão asiático
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Panamá: na sombra de Dely Valdez

O futebol do Panamá está em franca ascensão. Mas, quando se começa do zero, é demorado até que essa subida represente algo concreto.

A seleção dos canaleros chega ao seu terceiro mundial consecutivo. O técnico da equipe é Dely Valdez - ele mesmo, o principal jogador panamenho da história, que fez carreira em clubes como PSG e Cagliari.

Valdez convocou um time 100% local e sem grandes estrelas. A meta é ter uma base formada para, porque não, sonhar com uma vaga na Copa de 2010.

Classificação para o Mundial: segundo lugar no Grupo A da Concacaf
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Costa Rica: almejando vôos mais altos

A geração costarriquenha que irá para o Canadá jogou o Mundial Sub-17 no Peru há dois anos e não fez feio. Conseguiu o primeiro lugar no Grupo A e só caiu nas quartas-de-final, quando perdeu na prorrogação para os mexicanos, que se sagrariam futuros campeões mundiais.

César Borges e Jean Solorzano, destaques daquela campanha, jogarão no Canadá. E o time também confia no sólido goleiro Alfonso Quesada, que atua no Cádiz, da Espanha.

Classificação para o Mundial: segundo lugar no Grupo B da Concacaf
Palpite do Futebase: cai nas oitavas-de-final

Japão: cuidado com o loirão!

Os vice-campeões asiáticos apostam em jogadores de destaque na J-League para fazer bonito no Mundial. Yohei Fukumoto, Atsuto Uchida e Atomu Tanaka, entre outros, estão nos elencos profissionais dos seus times e há quem os defenda até na seleção principal do Japão.

No Canadá o Japão fará algo que contraria sua tradição, ao menos nos profissionais: o técnico não será um estrangeiro. Yasushi Yoshida, que comandará o time, foi jogador e defendeu as cores do Urawa Red Diamonds.

E outra curiosidade: o Japão tem no seu ataque Mike Havenaar, rapaz loiro de quase dois metros de altura. Um naturalizado? Que nada. Havenaar é nascido em Hiroshima, mas de pai holandês - que também jogou futebol na terra do sol nascente.

Classificação para o Mundial: vice-campeão asiático
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Nigéria: em busca da honra perdida

A Nigéria é a atual vice-campeã mundial sub-20, mas essa geração atual não desperta muitos suspiros na torcida local. Não jogou o Mundial Sub-17 de 2005 e, no Africano Sub-20 desse ano, não chegou a fazer uma campanha de encher os olhos.

O time que vai ao Canadá tem seus talentos. Dois deles estão no futebol belga: Oladapo Olufemi, zagueiro do Anderlecht, e Moses Adams, meio-campista do Westerlo. Da Escandinávia chegam Ezekiel Bala, do Lyn (NOR) e Akeem Agbetu, do Kolding (DIN).

Classificação para o Mundial: vice-campeão africano
Palpite do Futebase: cai nas oitavas de final

Escócia: o melhor ataque é a defesa

O vice-campeonato europeu que levou a Escócia ao Mundial Sub-20 foi uma baita zebra. E a expectativa dos escoceses é que essa zebra continue no Canadá.

O time é mediano e reflete o futebol do país como um todo, em baixa há bastante tempo. O técnico Archie Gemmil - que estava em campo quando a Escócia venceu a Holanda na Copa de 1978 - promete escalar a equipe de forma defensiva e o capitão escocês, o zagueiro Scott Gubert, é a principal estrela.

Quase todo o grupo joga em times locais. A única exceção é o lateral Andrew Cave-Brown, do inglês Norwich.

Classificação para o Mundial: vice-campeão Europeu
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Todos os distintivos desses perfis foram extraídos do site distintivos.com.br.

Nenhum comentário: