quinta-feira, 28 de junho de 2007

Perfis Sub-20: seis seleções

Seis de uma vez agora. Gâmbia e Nova Zelândia, no Grupo C, e todo o grupo D: Brasil, Coréia do Sul, Polônia e EUA.

Gâmbia: por que não aprontar de novo?

Você pode não conhecer nada sobre o futebol de Gâmbia. Mas parte do elenco brasileiro que disputará o Mundial conhece e tem más lembranças. No Mundial Sub-17 de dois anos atrás, Brasil e Gâmbia se enfrentaram na primeira rodada e o resultado foi surpreendente: 3x1 para os africanos.

Dois dos autores dos gols daquele dia estarão em campo no Canadá - Abdoullie Mansally e Ousman Jallow. Jallow, inclusive, foi o artilheiro do time no Africano Sub-20 desse ano, quando Gâmbia chegou às semifinais. Indiscutivelmente, trata-se da melhor geração da história do país - não é grande coisa, convenhamos, mas dá uma esperança aos torcedores.

Classificação para o Mundial: semifinalista do Africano
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Nova Zelândia: chegar foi uma obrigação

Desde que a Austrália separou-se da OFC (confederação de futebol da Oceania), ser o melhor do continente tornou-se praticamente uma obrigação para a Nova Zelândia. O time conseguiu isso no Sub-20 continental, é verdade, mas passou longe de encantar.

Os holofotes do mediano time neo-zelandês voltam-se para o atacante Chris James, que atua no Fulham (Inglaterra). James é também jogador da seleção principal do seu país e foi eleito o melhor atleta neo-zelandês do futebol no ano passado.

Classificação para o Mundial: campeão continental
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Brasil: é campeão?

É chavão dizer que o Brasil é favorito em qualquer competição. Mas no caso do Mundial do Canadá, a idéia deixa de ser frase feita e se torna uma verdade. O time do Brasil é bom e tem todas as condições de ganhar o título.

Experiência o pessoal tem. Luiz Adriano e Alexandre Pato foram campeões mundiais de clubes com o Internacional no ano passado. Cássio e Jô já foram convocados para a seleção principal por Dunga. E Renato Augusto, Felipe e Eduardo Ratinho já levantaram taças como profissionais.

Mas nem tudo são flores. A saída de Lucas assusta um pouco e dá um nó na cabeça de Nelson Rodrigues.

Classificação para o Mundial: campeão sul-americano
Palpite do Futebase: campeão! (arrisquei)

Coréia do Sul: sem empolgar muito

O futebol sul-coreano é o mais forte da Ásia, isso é ponto pacífico. Nas categorias de base isso se demonstra com a supremacia de títulos do sub-20: são 11, contra cinco do conocorrente mais próximo.

Mas toda essa supremacia não tem se confirmado nos últimos tempos. O time chegou ao Mundial, é verdade, mas não empolgou no Campeonato Asiático e seus jogadores não chamam a atenção de grandes potências. Su-Huk Jo, goleiro, e os atacantes Young-Sung Shim e Young-Rok Shin são os principais destaques.

Classificação para o Mundial: semifinalista do Asiático
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Polônia: viva o "novo Boniek"

Se no Brasil qualquer craque é o "novo Pelé", na Polônia a tendência mítica se adapta ao ilustre craque da seleção local na década de 1980, Boniek. A bola da vez é o atacante Dawid Janczyk. Ele joga no Legia Varsóvia e montou com Kamil Król uma interessante dupla de ataque no Europeu Sub-19 do ano passado, que a Polônia sediou.

Será a quarta participação dos poloneses no Mundial Sub-20. Em 1979 e 1983, o time chegou às semifinais; e entre isso, em 1981, a seleção fez feio e nem passou para a segunda fase.

Um dos pontos fortes pode estar no técnico. Michal Globisz é experiente e tem histórico em mundiais das categorias de base - dirigiu o time sub-17 da Polônia em 1999.

Classificação para o Mundial: sexto colocado no Europeu
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

EUA: Adu e mais dez!

Enganação? Marketing? O Pelé americano? Sei lá. A participação do EUA no Mundial Sub-20 pode ajudar a responder essas questões. Freddy Adu que, indiscituvelmente é o maior fenômeno do futebol do país (independentemente de sua qualidade técnica) estará em campo e concentrará mais uma vez as atenções.

Quem poderá dividir com ele as atenções é um atleta que foi convocado tardiamente para o grupo: Preston Zimmerman, do Hamburgo (Alemanha), que substituiu o contundido Johann Smith. Michael Bradley, meio-campista do Heerenven, da Holanda, também merece um olho mais atento.

Jogando praticamente "em casa", os norte-americanos têm tudo pra fazer uma boa campanha.

Classificação para o Mundial: vencedor do Grupo A da Concacaf
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Nenhum comentário: