quinta-feira, 12 de julho de 2007

Festa latina

As três seleções hispanohablantes que entraram em campo nessa quinta (12) pelo Mundial Sub-20 se sagraram vencedoras. Além delas, quem garantiu vaga nas quartas-de-final da competição foi a Nigéria, que levou a melhor no clássico africano.

Argentina 3x1 Polônia

Dizem que o craque é aquele que aparece nos momentos difíceis. Se for essa a definição, Kun Aguero já pode reivindicar seu nome na lista dos tops. A Polônia havia aberto o marcador com Janczyk aos 33 minutos do primeiro tempo e, mesmo após o empate argentino - por intermédio de Angel Di Maria, aos 40 minutos da etapa inicial - o jogo estava completamente aberto.

Mas logo no primeiro minuto do segundo tempo Aguero tratou de colocar a Argentina em vantagem. Seguiu-se então uma expressiva pressão dos hermanos, mas nada de gols; o placar só se modificaria novamente aos 41 da segunda etapa, novamente com Aguero. No final, Janczyk ainda perdeu a cabeça e foi expulso. Aos poloneses restou voltar pra casa - ao menos poderão levar na bagagem o gosto de terem derrotado o Brasil.

Chile 1x0 Portugal

Na primeira fase, poderia se dizer que o Chile só foi primeiro lugar em seu grupo por ter encarado uma chave fácil, enquanto a terceira colocação do badalado Portgual se deveria a circunstâncias inexplicáveis. Mas o jogo de hoje confirmou que a diferença de campanhas entre os times não foi obra do acaso. A atuação chilena não foi perfeita - Aléxis Sanchez esteve abaixo da sua média - mas não foi ridícula como a de Portugal, que mal chegou ao gol. No final, a péssima partida lusa foi "coroada" com as ridículas expulsões de Mano e Zequinha, dignas de entrarem para a história alternativa do futebol. A nota triste para o Chile foi a também boba expulsão de Vidal - autor do gol da vitória - que por conta disso não jogará as quartas-de-final.

México 3x0 Congo

Mais um jogo para comprovar o título mexicano de melhor seleção do torneio até agora. Além do bom futebol, o México mostrou uma qualidade digna de times grandes - segurar o ímpeto inicial de um adversário afobado e, na primeira brecha, dominar completamente a partida. Isso aconteceu a partir dos 23 minutos do primeiro tempo, quando os congoleses cometeram um pênalti e o "garoto dourado" Giovanni dos Santos fez 1x0. A partida manteve-se com esse placar até o finalzinho, quando as esperanças africanas caíram por terra com os gols de Omar Esparza e Pablo Barrera.

Nigéria 2x1 Zâmbia

A experiência das águias fez diferença. Echiejile marcou para os nigerianos logo aos 3 minutos do primeiro tempo e desmontou o esquema tático de Zâmbia, que contava com o bom futebol de Clifford Mulenga para avançar. Kola chegou a empatar a partida aos 33 do primeiro tempo, mas Akabueze deu números finais aos 12 minutos da segunda etapa.

As quartas-de-final terão os seguintes confrontos:

Áustria x EUA
Espanha x República Tcheca
Chile x Nigéria
Argentina x México

O último desses jogos deverá ser de arrepiar. Promete ser o melhor do Mundial até agora.

Foto: Fifa

Um comentário:

Fabricio disse...

Poxa, conta aí as ridículas expulsões. Fiquei curioso.