quinta-feira, 12 de julho de 2007

Foi feita justiça

Já diria um sábio ditado: o que começa errado, acaba terminando errado. E isso pode resumir a participação da seleção brasileira no Campeonato Mundial Sub-20, finalizada ontem.

Da primeira fase do Brasil todos lembram: derrotas para Polônia e EUA e uma vitória contra a Coréia do Sul num jogo em que os asiáticos por pouco não conseguiram o empate. A classificação para as oitavas de final veio na bacia das almas.

E nas oitavas-de-final o adversário seria a Espanha. Os europeus haviam vencido Jordânia e Zâmbia e empatado com o Uruguai, num dos jogos mais emocionantes da competição. Praticavam um futebol melhor que o dos brasileiros e mereciam continuar na disputa. E foi o que aconteceu.

Leandro Lima - com um baita golaço, o mais bonito do Mundial até agora - e Alexandre Pato fizeram 2x0 para a seleção. A Espanha teve uma ajuda da arbitragem, é verdade, mas empatou a partida com dois gols estranhos, com o zagueiro Gerard Piqué e o meio-campista Javi Garcia.

Veio a prorrogação e o Brasil sucumbiu de vez. Alberto Bueno fez o terceiro da Espanha e Adrian Lopez "fechou o caixão", já nos acréscimos. O Brasil terminou, então, sua mais melancólica participação em um mundial sub-20, desde o primeiro, em 1977.

República Tcheca 2 (4) x (3) 2 Japão

O adversário da Espanha será a seleção da República Tcheca. Só pra contrariar o Futebase, que previa um jogo chato, tchecos e japoneses fizeram uma partida bem interessante. O Japão teve Fujita expulso logo no início do jogo mas mesmo assim fez 2x0 sobre os tchecos, com Makino e Morishima. Mas a vantagem asiática acabou em três minutos: em duas cobranças de pênalti, aos 29 e 32 do segundo tempo, a República Tcheca empatou a parada, com Kudela e Mares. O jogo foi para os pênaltis e Petr Radek, o goleiro tcheco, tornou-se o grande herói, ao pegar duas cobranças.

EUA 1 (1) x (0) 1 Uruguai

A seleção uruguaia sub-20 é boa. Mas tem um defeito gravíssimo: não sabe segurar resultados. Foi assim que deixou de se classificar para a Olimpíada de Pequim - quando levou um gol da Argentina nos instantes finais -, que não venceu a Espanha na primeira rodada do Mundial, quando cedeu o empate no finalzinho da partida, e também foi assim que deu adeus à competição do Canadá. Suarez abriu o marcador aos 28 do segundo tempo e o triunfo uruguaio parecia certo; mas os americanos chegaram ao empate com um gol contra de Cardaccio. Na prorrogação, Bradley fez o gol que levou os norte-americanos às quartas de final. Aos uruguaios, segue o consolo de ter uma geração respeitável, cujo maior destaque é Edinson Cavani; e a seleção dos EUA já pode ser considerada uma das maiores favoritas ao título.

Áustria 2x1 Gâmbia

O único jogo até agora decidido no tempo normal das oitavas serviu para marcar a redenção do austríaco Erwin Hoffer. Ele chegara ao Mundial com status de craque, fez um gol na estréia mas tinha sido relegado ao banco pelo técnico Paul Gludovatz. Ontem, quando a situação parecia complexa - a partida estava num suado 1x1, com Proedl marcando para os europeus e Gomez para os africanos - Hoffer foi para o jogo e decidiu a história aos 36 do segundo tempo. Agora os austríacos enfrentam os EUA nas quartas.

Jogos de hoje:

Chile x Portugal
Zâmbia x Nigéria
Argentina x Polônia
México x Congo

Foto: Fifa

Nenhum comentário: