quarta-feira, 11 de julho de 2007

Começa hoje a Taça BH

Com 18 partidas, abre-se nessa quarta-feira a 23ª edição da Taça BH de Futebol Júnior, um dos mais importantes torneios para as categorias de base no Brasil - em importância e reconhecimento, talvez fique atrás apenas da Copa São Paulo.

O torneio reúne 36 times - desde grandes como Cruzeiro, Fluminense e Grêmio até pequenos como a trinca mineira Vespasiano, Real Minas e Amparense - que nessa primeira fase dividem-se em seis grupos com seis equipes cada. Passam para a fase seguinte os dois melhores de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados, e aí inicia-se um mata-mata - semelhante ao do Mundial Sub-20 - até a definição do campeão.

É difícil indicar um clube como "o" favorito. A grande quantidade de equipes e mesmo a presença de times desconhecidos torna qualquer prognóstico complicado. Mas dá pra dizer quais times largam na frente.

Um deles é o Atlético-PR, atual campeão do torneio. O rubro-negro do Paraná chega em Minas com uma base forte - apesar do "desfalque" do volante Roberto, que está no Canadá com a seleção brasileira. O também volante Renan (foto) é um dos destaques do time.

O xará de Minas, vice-campeão e um dos times com mais tradição na Taça BH (levantou a taça três vezes) também vem forte. A garotada do Galo tem feito boas campanhas nos torneios da base esse ano e não quer fazer diferente nesse tradicional campeonato. O técnico Marcelo Oliveira, em entrevista ao site oficial do clube, destacou a importância do certame: “É uma experiência bastante válida, porque você confronta com grandes clubes e escolas de todo o país". O ataque do Atlético será formado por Renan e Adinam.

São Paulo estará representado pelos três grandes da capital e também por São Bento, Campinas e São Bernardo.

Confira os grupos:

Chave A
Atlético-MG
Botafogo
Buenópolis (MT)
Curvelo (MG)
Goiás
São Bento

Chave B
América (MG)
Bahia
Criciúma
Palmeiras
Real Minas
Vespasiano

Chave C
Amparense
Cruzeiro
Flamengo
Fluminense de Juatuba (MG)
Petro Atlético (MG)
Villa Nova (MG)

Chave D
CRB
Fluminense (RJ)
Itatiaia (MG)
Itaúna (MG)
São Bernardo
São Paulo

Chave E
Campinas
Coronel Xavier (MG)
Figueirense
Grêmio
São João del Rey (MG)
Vasco

Chave F
Atlético-PR
Corinthians
Juventude
Progresso (MG)
União (MG)
Venda Nova (MG)

Para ver a tabela completa, clique aqui (no site da Federação Mineira).

Foto: Atlético-PR

Nenhum comentário: