quarta-feira, 11 de julho de 2007

Brasil: a hora da verdade

Ou a seleção brasileira inicia hoje uma reação histórica ou confirma o papelão no Campeonato Mundial Sub-20. Depois de duas derrotas em três jogos, o Brasil conseguiu se classificar para as oitavas-de-final como um dos melhores terceiros colocados e agora pega um adversário de porte: a Espanha.

Os espanhóis mostraram um jogo bem eficiente na primeira fase. Mostraram poder de reação ao empatar um jogo quase perdido contra o Uruguai e venceram Zâmbia e Jordânia sem maiores dificuldades. O principal destaque do time foi Adrian Lopez, que foi às redes três vezes contra os asiáticos.

Do lado do Brasil, o clima é o esperado "o que passou passou, bola pra frente". A seleção tenta esquecer dos vexames iniciais e aproveitar a brecha no regulamento para ainda sonhar com o título. Mas para isso precisa corrigir algumas falhas emergenciais. O setor de criação não rendeu como deveria. Ji-Paraná, do Inter, não se mostrou uma boa opção. Leandro Lima, do São Caetano, também não. E até mesmo na frente a coisa não fluiu como deveria: Pato é genial, mas parece deslocado no esquema de Nelson Rodrigues. E Jô não é o atacante ideal para esse esquema.

Outros jogos

EUA x Uruguai
Um dos duelos mais interessantes das oitavas, sem dúvida. Os uruguaios até que mostraram bons momentos na primeira fase, principalmente na partida contra a Espanha, onde quase levaram os três pontos. O goleiro Goicochea desfalcará o time e será substituído por Irrazábal. Do lado dos EUA, holofotes para Freddy Adu - e dessa vez com méritos. O menino-prodígio-marketeiro é o principal jogador do campeonato até agora.

Japão x República Tcheca
Não esperemos muitos gols ou grandes emoções nessa partida. Tchecos e japoneses mostraram, na primeira fase, um futebol mais "eficaz" do que propriamente vistoso. O principal mérito da República Tcheca foi conter a Argentina, no 0x0 da estréia, quando o goleiro Radek foi um dos principais nomes. O Japão, que também não encantou, ao menos foi o primeiro colocado do seu grupo.

Áustria x Gâmbia
Os austríacos se beneficiaram por estar num dos grupos mais fracos do Mundial - e ainda assim marcaram apenas dois gols em três partidas, com Hoffer e Okotie. Já Gâmbia surpreendeu ao vencer Portugal, garantir o segundo lugar do grupo e empurrar os lusos para o grupo dos terceiros colocados. Osman Jallow, atacante, é o melhor jogador do time até agora.

As oitavas se encerram amanhã, com os seguintes jogos: Chile x Portugal, Zâmbia x Nigéria, Argentina x Polônia e México x Congo.

Foto: FIFA

Nenhum comentário: