segunda-feira, 2 de julho de 2007

A hora da geração 89

Por Ricardo Martinelli

Com o êxodo de jogadores para o exterior agravado nos últimos anos, os clubes brasileiros apostam cada vez mais em jogadores mais novos. A seleção sub-20, para jogadores nascidos depois de 87, vai disputar o mundial no Canadá, mas uma safra de jogadores mais novos já chama a atenção e vai conquistando seu espaço. São os jovens nascidos em 1989, com idade variando entre 17 e 18 anos, cujo o principal destaque é Alexandre Pato, atacante do Internacional. No mesmo clube Sidney, que joga nas seleções de base desde a sub-15, já conquistou a posição de titular na zaga.

No Rio de Janeiro os destaques ficam com os atacantes Paulo Sergio, apontado como grande promessa do Flamengo, e Alan Kardec do Vasco. O primeiro é mais habilidoso e veloz, enquanto Alan se destaca pelo jogo aéreo. Ambos já marcaram o primeiro gol como profissinais em 2007. Em Minas o atacante Paulo Henrique, do Atlético, já marcou 2 gols em seus 3 primeiros jogos nesse brasileiro, além de outros 20 pelos juniores nesse ano. No Cruzeiro o destaque fica com o zagueiro Welington, que teve uma oportunidade em cima e chegou a marcar um gol na final do mineiro. O atacante Jonathas chegou a jogar no brasileiro de 2006 e tem se destacado pelos juniores em 2007.

Dentre os paulistas, os destaques 89 estão no São Paulo, onde o ótimo Breno já ganhou a posição de titular na boa zaga do atual campeão brasileiro. Ainda sem jogar em cima, outra aposta é o habilidoso meia canhoto Sergio Motta. No Goiás a promessa é o atacante Wendel, que já marcou nesse brasileirão e foi artilheiro do brasileiro sub-20, disputado em 2006.

Mesmo sem jogar pelos profissionais, outros atletas nascidos em 89 são destaques em seus times, como Gerônimo do Atlético Paranaense, Daniel do Palmeiras, Dimas do Guarani, Alan Carlos e Bruno Lopes do Bahia, Marcos do Vitória, Mayaro do Fluminense e Dentinho do Corinthians.

Resta torcer para que esses e outros jogadores dessa geração se firmem e que joguem no Brasil por mais algum tempo.

Nenhum comentário: