domingo, 19 de agosto de 2007

Brasil dá show, Argentina fracassa

O Mundial Sub-17 começou com jogos interessantes, algumas surpresas e uma atuação de gala da seleção brasileira. Confira abaixo um resumo da rodada:

Grupo A

O Peru aprontou uma das maiores surpresas da primeira rodada desse Mundial. Não que a seleção peruana seja péssima e seu adversário uma máquina; mas esperava-se que a Coréia do Sul, jogando em casa, saísse com os três pontos do jogo de estréia. Não foi o que ocorreu. O Peru fez, com Carlos Balazar, um gol engraçado - confira aqui - e neutralizou o ímpeto sul-coreano. Até poderia ter feito mais. Togo e Costa Rica, no outro jogo do grupo, ficaram no 1x1 - Sapol Mani abriu para os africanos, e Josué Martinez, aos 36 do segundo tempo, deu números finais à partida.

Grupo B

A Nova Zelândia não é parâmetro? Talvez. Mas mesmo assim, não é qualquer time que faz 7x0 em sua estréia no Mundial. O Brasil fez isso, mostrou um futebol impressionante e mostra porque é um dos principais favoritos da competição.

Fabinho (Inter), Lázaro (Atlético-MG), Giuliano (Paraná), Fábio (Fluminense), Alex (Vasco), Lulinha (Corinthians) e Júnior (Botafogo) marcaram os gols brasileiros. O de Fabinho, aliás, foi histórico - marcado aos nove segundos de jogo, tornou-se o mais rápido da história de todos os Mundiais da FIFA, superando marca que Hakan Sukur tinha estabelecido também em solo sul-coreano, em 2002.

Lulinha não jogou um futebol de encher os olhos - não que tenha jogado mal, mas não mereceu tanto destaque quanto em partidas anteriores. O destaque mesmo ficou com a dupla de ataque.

O outro jogo do grupo registrou mais uma surpresa: a Coréia do Norte conseguiu, aos 44 do segundo tempo, um empate histórico contra a Inglaterra. Os gols do 1x1 foram marcados por Victor Moses e Chol-Min Rim (não preciso dizer quem marcou pra cada time, certo?).

Grupo C

O que é mais surpreendente: a Argentina não conseguir vencer a Síria ou o fato que, se a partida fosse para ter um vencedor, ele deveria ser a seleção asiática? Essa foi o tom do 0x0 de hoje. Os argentinos, claro, mostraram mais técnica, mas seu futebol lento e pouco criativo lembrou até a seleção brasileira no sub-20. O destaque sírio fica por conta do meio-campo ágil e envolvente. A Síria já pode, com propriedade, sonhar com uma vaguinha nas oitavas.

Já um "time pequeno" que não teve sorte foi Honduras. A seleção centro-americana despencou frente à Espanha de Bojan Krkic, que anotou duas vezes no 4x2. Os outros gols espanhóis foram de Jordi - que entrou no intervalo mas com tempo para ir às redes duas vezes. Roberto Rojas e o bom Cristian Martinez anotaram os gols de Honduras.

Grupo D

O ataque nigeriano, com Macauley Chrisantus e Rabiu Ibrahum, mostrou eficácia contra a França. Eles anotaram os dois gols da vitória africana por 2x1. Saivet anotou para os europeus, que até se aventuraram em busca do empate, mas tiveram que se contentar com a derrota.

No saldo de gols, quem lidera o grupo é o Japão. Os vizinhos do país-sede chegaram a passar sufoco com o frágil Haiti, mas fizeram duas vezes nos minutos finais e consolidaram uma boa vitória por 3x1. Tomotaka Okamoto abriu o placar para o Japão, Joseph Guemsly empatou para o Haiti e Hiroki Kawano e Yoichiro Kakitani decidiram a parada.

Jogos de hoje (segunda, 20):

Grupo E
Bélgica x Tunísia
Tadjiquistão x EUA

Grupo F
Colômbia x Alemanha
Trinidad e Tobago x Gana

Fotos: Fifa

Nenhum comentário: