domingo, 26 de agosto de 2007

Expectativas de bons jogos nas oitavas

A primeira fase do Mundial Sub-17 acabou nesse domingo. Algumas zebras se confirmaram, outras não. Das principais ausências entre os classificados, destacam-se as seleções de Coréia do Sul - que deveria avançar por ser o país-sede e estar num grupo fraco - Bélgica - que também deveria se classificar pelo baixo nível da chave - e Togo, único africano já classificado.

A seguir, uma apresentação de todos os jogos das oitavas de final, que acontecem nos dias 29 e 30. O número à frente da partida indica os confrontos das quartas, distribuídos assim: 1x2, 3x4, 5x6, 7x8.

1- Espanha x Coréia do Norte
A Espanha deixou uma boa impressão na primeira fase. Os garotos, liderados pela dupla Fran Mérida e Daniel Aquino, conseguiram o primeiro lugar no grupo da Argentina. A Coréia do Norte se classificou entre os melhores terceiros, mas não chega a ser uma galinha morta. O time teve bons momentos no Mundial, principalmente contra a Inglaterra. Olho em An-Il Bom.

2- Tunísia x França
A Tunísia a principal surpresa desse Mundial. O 100% de aproveitamento na primeira fase não era esperado nem pelo mais fanático torcedor tunisiano. Contra a França, uma boa oportunidade para ver até onde esse time pode ir. Os franceses fizeram uma primeira fase pífia e por pouco não foram eliminados - mas mostraram um grande poder de reação contra o Japão, o que dá esperanças para esse confronto eliminatório.

3-Peru x Tadjiquistão
Esse exótico confronto colocará uma dessas seleções entre as oito melhores do mundo na categoria. E a tendência é que essa honra caiba ao Peru. Os números peruanos são curiosos: em três jogos, dois gols marcados e nenhum sofrido. A segurança defensiva vai ser essencial para encarar o Tadjiquistão, que fez o dobro de gols dos peruanos nessa primeira fase. A esperança asiática é o atacante Fatkhullo Fatkhuloev.

4- Brasil x Gana
O jogo mais esperado das oitavas. Apesar do tropeço contra a Inglaterra - e da má fase de Lulinha, que até perdeu pênalti - o Brasil tem muito potencial. E Gana também foi bem na primeira fase, ganhando bem de Colômbia e Trinidad e Tobago. Imprevisível.

5- Argentina x Costa Rica
Burocrática e sem criatividade, a Argentina ainda deve nesse Mundial. Mas deve se classificar, já que o time da Costa Rica é bem, bem fraquinho. Se Carlos Benitez e Guido Pizarro estiverem inspirados, podemos até esperar uma goleada argentina.

6- Nigéria x Colômbia
Mais um jogão à vista. A Nigéria foi o melhor time da primeira fase e a Colômbia não fez feio - buscou um belo empate com a Alemanha e massacrou Trinidad e Tobago. Mas o melhor jogo dos africanos deve pesar. O atacante Macauley Chrisantus está impossível.

7- Inglaterra x Síria
A Inglaterra começou a primeira fase com um jogo fraquinho e depois evoluiu bem, vencendo o favorito Brasil; já Síria segurou a Argentina e vendeu caro a derrota para a Espanha. E os ingleses têm melhor qualidade e, comandados pelo ótimo Victor Moses, têm tudo para vencer. A Síria precisa que seu meio-campo, o diferencial da primeira fase, continue a jogar bem.

8 - Alemanha x EUA
Os americanos conseguiram uma classificação histórica para a segunda fase - depois de terem perdido seus dois primeiros jogos, fizeram 2x0 na Bélgica e ficaram em segundo lugar no grupo. Apesar desse heroísmo, mostraram um futebol bem abaixo do que se esperava. Já a Alemanha arrebentou - teve o segundo melhor ataque do Mundial, e seu capitão Patrick Funk está num ótimo momento.

Nenhum comentário: