quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Perfis Sub-17: Grupos C e D

Segue:

Grupo C

Argentina: O título que falta

A obsessão que os brasileiros têm para conquistar o título olímpico equivale ao sub-17 para a Argentina. Nossos vizinhos, os maiores campeões do sub-20, nunca faturaram o Mundial mais jovem da FIFA.

A tentativa de romper o tabu será dificultada com a ausência do bom ataacnte Federico Laurito, que sofreu lesão séria ainda no Sul-Americano. Quem carrega as esperanças de gol agora é Eduardo Salvio. O meio-campo tem em Mariano Bittolo uma peça interessante: lateral de origem, foi escalado como volante pelo técnico Miguel Angel Tojo e tem mostrado um bom desempenho.

Mas a seleção argentina precisa mostrar mais do que vinha mostrando. No Campeonato Sul-Americano, a campanha não foi além do mediano.

Classificação para o Mundial: vice-campeã sul-americana
Palpite do Futebase: cai nas quartas

Honduras: Para continuar surpreendendo

A classificação de Honduras para o Mundial foi histórica. Junto com o Haiti, os hondurenhos conseguiram a façanha de eliminar os ultra-favoritos mexicanos, atuais campeões do Mundial Sub-17.

Por outro lado, a participação de Honduras no Pan foi pífia: duas derrotas e uma vitória contra a Costa Rica, num jogo que já não valia nada.

Cristian Martínez, atacante, é o principal jogador da equipe. Em Honduras ele é chamado de La Panterita, numa referência a David Suazo, a "pantera" recém-contratada pela Inter de Milão.

Classificação para o Mundial: segundo lugar no Grupo A da Concacaf
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Espanha: Um time respeitável

A seleção espanhola vem forte para esse Mundial. O time sagrou-se campeão europeu no primeiro semestre mostrando um futebol rápido, eficiente e letal. Bojan Krkic, que apesar do nome é espanhol de nascimento, mostrou um faro de gol ímpar e é um dos principais destaques das categorias de base do Barcelona. O meio-campista Fran Merida - ex-Barça e atualmente no Arsenal - também se revelou um destaque na campanha do título continental.

O ponto fraco do time está em sua defesa, não das mais consistentes.

Classificação para o Mundial: campeão europeu
Palpite do Futebase: chega às semifinais

Síria: Confirmar o bom momento do país

A exemplo dos hondurenhos, os sírios também podem dizer que despacharam um favorito para chegar ao Mundial. A vítima, no caso, foi a Arábia Saudita - a Síria fez 2x1 e assim carimbou o passaporte para seu primeiro Mundial Sub-17. A classificação, aliás, confirma a ascensão do futebol sírio: em 2005, o time disputou o Mundial Sub-20 e fez boa campanha, vencendo a Itália e vendendo caro para o Brasil a derrota nas oitavas-de-final.

Mas não dá para esperar muito da seleção síria no Mundial. No Campeonato Asiático a campanha não foi de encher os olhos. O principal destaque segue o atacante Mohammad Jaffar, artilheiro da competição.

Classificação para o Mundial: quarto lugar no asiático
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Grupo D

França: Em busca do bi

A tradicional volúpia ofensiva francesa não estará representada no Mundial Sub-17. O time treinado por François Blaquart é bom, mas seu ponto forte está no meio-campo e na defesa.

Esta, aliás, é comandada por Mamadou Sakho. Ele confirma a tradição do futebol francês de apostar em um caldeirão étnico em suas seleções - Sakho é de família senegalesa. Apesar da pouca idade, já disputou um jogo de Copa da UEFA pelo seu clube, o PSG.

O meio-campista Martial Riff, do Sochaux, que disputou um bom Campeonato Europeu, também merece destaque. A França foi campeã do Mundial Sub-17 em 2001, em Trinidad e Tobago.

Classificação para o Mundial: semifinalista do Europeu
Palpite do Futebase: cai nas quartas-de-final

Japão: Dá pra sonhar alto

Um time que ganha um campeonato continental e, na campanha, goleia um adversário por 26x0, merece respeito. Mesmo que o campeonato seja o Asiático e a vítima da goleada a frágil seleção de Macau.

Assim que a seleção treinada por Hiroshi Jofuku atravessará o Mar do Japão e tentará fazer boa campanha na Coréia do Sul. A tática é uma aposta na ofensividade, capitaneada pelo centroavante Jin Hanato e pelo meio-campista Yoichiro Kaikitani, eleito o melhor jogador do Campeonato Asiático.

Classificação para o Mundial: campeão asiático
Palpite do Futebase: cai nas oitavas-de-final

Nigéria: Resgatando a honra

Com exceção do Brasil, a seleção da Nigéria é a de mais "camisa" desse Mundial. As águias levantaram o título maior do sub-17 em duas oportunidades, 1985 (na primeira edição) e 1993. Mas a despeito da tradição, o retrospecto recente não é animador: a Nigéria ficou fora do Mundial de 2005 e, em 2003, caiu na primeira fase.

Para virar o fio da história e voltar a ambicionar grandes campanhas, os nigerianos confiam em Ibrahim Rabiu, apontado como o "novo Okocha". Também na linha de frente, Chrisantus Macaulley e Kabiru Akinsola fizeram um bom Africano e merecem atenção.

Classificação para o Mundial: campeão africano
Palpite do Futebase: cai nas quartas-de-final

Haiti: O que vier é lucro

Perdoem o chavão, mas é irresistível: os haitianos, só de estarem no Mundial, já são vencedores. O país é o mais pobre da América e não era notícia no cenário esportivo desde 1974, quando o time adulto chegou à Copa do Mundo na Alemanha.

E a reentrada na elite do futebol foi em grande estilo. O Haiti conseguiu o primeiro lugar num grupo que tinha também Honduras, El Salvador e o favoritíssimo México, nas eliminatórias da Concacaf.

Os destaques do time treinado por Jean Yves Labaze são os atacantes Fabien Forbe e Mark Lukama - único do grupo que joga no exterior (nos EUA, no caso).

Classificação para o Mundial: campeão do grupo A da Concacaf
Palpite do Futebase: cai na primeira fase

Um comentário:

Anônimo disse...

A Nigeria segue quase os mesmos passos que a seleção Gananense, então as seleções africanas podem dar um show de bola nesse mundial.

Bom... vamos aguardar para ver isso.